A cidade oferece diversas opções de programas para quem busca atividades durante o feriado de Páscoa. Entre as opções estão as feiras especiais de Páscoa e artesanato, onde é possível encontrar produtos temáticos e exclusivos.
Outra dica é fazer um passeio pelos parques da cidade, que oferecem lindas paisagens e momentos de relaxamento em meio à natureza. Além disso, o Memorial Paranista traz novidades para os visitantes, com exposições e escultura inédita de João Turin.
Para quem quer conhecer todos os atrativos, a Linha Turismo oferece um roteiro imperdível. E para aqueles que desejam explorar a história de Curitiba, o Centro Histórico a pé é uma opção que permite descobrir a arquitetura e a cultura da cidade.
Feiras especiais de Páscoa e Artesanato
As tradicionais Feiras Especiais de Páscoa da Osório e da Santos Andrade são ótimas opções de passeio, além de incentivar os produtores de artesanato e de alimentação.
São 61 expositores apresentando e vendendo seus produtos na Praça Osório, além das 26 opções gastronômicas. Na Santos Andrade, há três barracas de exposição e três de gastronomia.
A Feira da Osório pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30, e a da Praça Santos Andrade de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30. Ambas funcionam até 15 de abril.
Para o domingo de Páscoa a dica é começar o dia com um delicioso passeio pelo Centro Histórico na Feira do Largo da Ordem, especializada em gastronomia e antiguidades. É programa obrigatório para moradores e turistas que estiverem na cidade durante o feriado.
Parques e bosques
Os parques e bosques de Curitiba estão entre as grandes atrações da cidade e o que não faltam são ótimas opções, com mais de 30 parques e bosques. Confira alguns deles abaixo e para conferir a lista completa CLIQUE AQUI.
O Jardim Botânico é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Com sua encantadora cúpula de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, o parque atrai uma grande quantidade de visitantes em busca de belas paisagens para fotografar, tanto em seus jardins internos quanto externos. É, sem dúvida, um verdadeiro cartão postal de Curitiba.
As capivaras são atração garantida no Parque Barigui, que se estende por 1,4 milhões de metros quadrados. Com sua presença marcante, esses animais encantam os visitantes com suas simpáticas aparições. Durante um passeio pelas margens do lago ou do Rio Barigui, não será difícil encontrá-las. A extensa área verde também é um convite para jogos e brincadeiras com as crianças.
O Bosque Alemão reserva aos seus visitantes um dos mais belos mirantes da cidade, além de diversas homenagens aos povos germânicos que ajudaram a construir a história da região. Um detalhe especial faz a alegria da criançada: uma trilha em meio à mata fechada reproduz o conto clássico dos irmãos Grimm, João e Maria. E para completar o passeio, ainda há uma aconchegante sala de leitura onde as crianças podem ouvir histórias e deixar a imaginação voar. Uma experiência única para toda a família!
O Parque Tingui conta com a 380 mil m² de área verde e diversos espaços para curtir o feriadão. Aproveite o passeio para visitar o Memorial Ucraniano. O espaço conta com casas construídas em estilo bizantino e cercadas por jardins. Os pinheiros ao redor dão o tom de relaxamento e a sombra é convidativa até a um bom cochilo ou piquenique.
Para a prática de esportes o Parque São Lourenço é o espaço ideal, com um belo lago repleto de patos e boas pistas de corrida. O local ainda oferece lindos espaços verdes e uma pista dedicada especialmente aos pilotos de carrinhos de rolimã.
Para encerrar o dia em grande estilo, o Parque Tanguá oferece uma vista privilegiada do entardecer em Curitiba. Se o plano é um lugar especial para ver o sol se pôr, o Tanguá é definitivamente a escolha certa. Não perca a oportunidade de contemplar esse espetáculo da natureza!
Memorial Paranista tem escultura inédita de João Turin
A obra perdida do artista paranaense, do período em que ele vivia na Bélgica, no início do século 20 tem 2,70 metros e foi produzida no Memorial Paranista, a escultura é uma releitura produzida pela artista Luna Apa Luna do Rio.
Na exposição, os visitantes poderão acessar um QR Code para ver o vídeo que mostra a história desta obra e o trabalho para seu resgate e releitura, feito pela família Ferrari Lago, gestora do patrimônio artístico de João Turin.
A mostra pode ser vista de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.
Ainda no Memorial é possível contemplar o maior jardim de esculturas do Brasil. São 15 obras em proporções heroicas, reproduzidas em bronze, do artista paranaense João Turin. Ainda no espaço é possível conhecer as reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê João Yurin. Tudo isso em uma área de 6 mil m2, dentro do Parque São Lourenço.
Descubra a cidade com a Linha Turismo
O ônibus da Linha Turismo de Curitiba é ideal para os visitantes que têm pouco tempo em Curitiba e que, ainda assim, querem conhecer o máximo possível de atrações. Com roteiro circular que passa por 24 atrações, a Linha Turismo de Curitiba é um bom resumo do que há de melhor na cidade.
O circuito completo, sem descer do ônibus, leva por volta de 2h30. Vale percorrê-lo inteiro para ter uma ideia geral da cidade, mas o bom mesmo é descer em alguns pontos para curtir melhor. O tíquete tem validade de 24h é não há limite de paradas para descer.
Curta Curitiba a Pé
Curitiba fechou a primeira rua do Brasil para o trânsito de veículos nos anos 1970 e hoje tem muitas ruas no setor histórico exclusivas para pedestre.
Um roteiro a pé pelo Centro da cidade e bairro São Francisco é a escolha para quem quer explorar os cantos mais antigos da cidade. Cada espaço conta uma parte da história da capital paranaense e seus habitantes, com a chance de admirar a arquitetura e os monumentos que fazem parte do patrimônio cultural da região.
A proposta desse roteiro é incentivar a caminhada e permitir que o turista tenha mais tempo para explorar, apreciar e aprender com tudo o que a região tem a oferecer. Mergulhe no passado da cidade enquanto passeia pelas ruas de paralelepípedo do Largo da Ordem, o ponto principal do Centro Histórico. Não perca a oportunidade de ver de perto como Curitiba cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos!