SeniorOnline, pioneira em atendimento ao público sênior, oferece site com plataforma gratuita de pesquisa de casas de repouso em Curitiba, além de blog informativo sobre o setor e a vida na terceira idade; startup liderou movimento para prevenção do Covid-19 nas instituições da cidade
Um dos problemas recorrentes a quem procura uma casa de repouso para pessoas idosas é, justamente, encontrar um local que seja adequado às necessidades do indivíduo e da família. Foi a partir dessa dificuldade que Paula Gomes Loyola, especialista em gestão geriátrica e com mais de 15 anos de experiência em atuação com idosos, iniciou um projeto em parceria com seu marido, o músico Luciano Madalozzo, para oferecer uma alternativa com tecnologia embarcada, muita informação sobre o setor das casas de repouso no Brasil e sobre a vida idosa e diversas facilidades para facilitar a pesquisa e a tomada de decisão por parte das famílias. Assim nasceu a SeniorOnline.
Já apelidado informalmente como o “TripAdvisor das casas de repouso”, a startup reúne em seu site dados sobre diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos de Curitiba, com informações específicas como bairro, valor cobrado, serviços prestados e detalhes das estruturas oferecidas, que podem ser consultadas gratuitamente. “É um setor que precisa de voz, que precisa de um lugar para anunciar seus serviços e educar as pessoas que optar por uma casa de repouso não representa abandonar seu familiar, mas sim garantir uma estrutura adequada e uma rotina social que vai trazer uma vida mais longa e feliz para o idoso”, destaca Paula.
O site da SeniorOnline conta ainda com um blog com conteúdos abordando o setor das casas de repouso no Brasil, detalhando como funciona os serviços dessas instituições e trazendo textos informativos com dicas e sugestões de como garantir uma terceira idade repleta de alegria e bem estar. “Nosso objetivo principal é garantir que as pessoas tenham acesso às informações principais e necessárias para entender quando e como buscar uma casa de repouso para o seu familiar, além de ajudar as familias no trato com os idoso enquanto eles continuam convivendo no ambiente familiar”, ressalta a direta da startup.
ATUAÇÃO PERANTE EPIDEMIA DO COVID-19
A SeniorOnline já está dando exemplos reais de como quer se tornar uma porta-voz desse setor. Mediante a epidemia do novo coronavírus – que atinge especialmente os idosos, principal grupo de risco da doença –, Paula enxergou a necessidade de unir os lares em uma carta manifesto para atrair a atenção do poder público e da sociedade para essas instituições, a fim de evitar tragédias já testemunhadas na Europa e nos Estados Unidos, em que o vírus dizimou diversas casas de repouso em poucos dias.
“Fizemos três pedidos: a garantia do fornecimento de EPI’s básicos com valores minimamente aceitáveis – já que no mercado regular, as máscaras, por exemplo, que custavam entre R$0,40 a R$ 0,60 antes da epidemia, agora chegam a ser vendidas por R$ 5 a unidade; a disponibilização dos testes rápidos do coronavírus e a vacinação in loco do H1N1 para funcionários e hóspedes das casas de repouso”, detalha Paula.
A ação já está gerando resultado: a vacinação foi feita, o Ministério Público está intervindo na questão dos EPI’s e estão sendo feitos testes rápidos do coronavírus em funcionários sintomáticos. “Nos orgulhamos muito de enxergar a SeniorOnline liderando esse movimento, dando voz para um setor que nunca foi ouvido. Esse, afinal, é o nosso propósito, é por isso que nascemos e poder auxiliar essas instituições a preservar vidas apenas indica que já estamos no caminho certo”, finaliza Paula.