Após a projeção emitida pela MetSul no último domingo (16), divulgando vários modelos internacionais, em uma das projeções indicava de que nevaria em parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, porém a probabilidade de nevar na capital paranaense despencou de acordo com os últimos modelos divulgados. Até o momento não há previsão de neve em Curitiba.
Se nevar no Paraná, de acordo com os modelos divulgados nesta terça-feira (18), a neve deve atingir o extremo sul do Paraná, na região entre Palmas e General Carneiro.
Já em Santa Catarina, grande parte da região centro oeste do estado deve ser agraciado com bastante neve. Há previsão de neve também no norte do Rio Grande do Sul. O modelo europeu indicava um episódio de neve de proporções históricas, de como poucas se viu em décadas, que cobriria a Serra Gaúcha, os Aparados da Serra, os Planaltos Sul e Norte de Santa Catarina e o Meio-Oeste catarinense com uma quantidade impressionante de neve.
Já na saída do mesmíssimo modelo, que é reputado o de maior acerto mundialmente, o evento de neve teria muito menor dimensão e estaria mais limitado aos Planalto Sul e Norte de Santa Catarina. Nos mapas gerados com base nas saídas das 12Z (9h de Brasília) de hoje se vê estas diferenças enormes nos indicativos entre os modelos canadense (CMC), norte-americano (GFS) e alemão (Icon).
No Paraná as temperaturas já começaram a baixar. O pico de frio em todo o estado será entre sábado e domingo, de acordo com o Simepar. A máxima em Curitiba não deve passar de 13˚C nestes dias. Já a mínima a previsão é de 4˚C para a madrugada de domingo.