Mesmo com a temperatura não chegando a 0°C, alguns pontos de Curitiba e da região metropolitana registram neve e precipitação congelada na noite desta sexta-feira (21).
As primeiras imagens vieram do Contorno Sul, no bairro Pinheirinho. Em seguida chegaram mais imagens de neve no bairro Pinheirinho. Não demorou muito para moradores em alguns pontos do Bairro Sítio Cercado, relatarem o fenômeno de neve. Na esquina da Rua Tijucas do Sul com Rua Marte, foram feitos registros de neve. Na Avenida Izaac Ferreira da Cruz, também houve registro de neve. Em frente a uma pizzaria na Rua Marte o Robson Paschoal bem animado também registrou imagens da neve. Veja os vídeos:
Alguns internautas ficaram revoltados pelo fato de estarem no mesmo bairro e não conseguirem verem neve. O MetSul na rede social Twitter explicou que o fato de não estar nevando em alguns lugares da cidade não significa que não esteja nevando em outros pontos. A precipitação nunca é uniforme. Lembra dos dias de verão em que chove ou cai granizo em alguns bairros e em outro tem sol? Pois é, com fenômenos invernais é igual.
O MetSul ainda explicou que não precisa estar 0°C em solo para que haja neve. É um mito que muitos alimentam que precisa estar ao redor de 0°C. Há vários fatores como todo o perfil vertical da atmosfera de temperatura e umidade. Como por exemplo o Aeroporto de Mendonza, na Argentina, no momento em que estava nevando fazia 5°C.
No município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, na região do Morro do Araçatuba, foram registradas imagens de neve acumulada.