Uma revoada de grandes insetos chamou a atenção de moradores de Londrina, no norte de Paraná nesta terça-feira (17). Em um áudio divulgado, um morador diz acreditar em se tratar em uma revoada de vespas gigantes e que teria matado um cachorro no Jardim Califórnia. Ouça o áudio:
Apesar de não ser uma vespa gigante, o tamanho do inseto assusta. Realmente uma revoada chamou a atenção na cidade de Londrina, mas se tratam de formigas gigantes, conhecida por tanajuras.
As formigas saúvas aparecem nesta época do ano porque é o período em que acontecem as revoadas de acasalamento da espécie. Normalmente as formigas saem do formigueiro em dias de sol após a chuva. “Geralmente de outubro até dezembro é normal que isso aconteça, por conta da condição climática e após a chuva, que é quando nós observamos essa revoada porque elas desenvolvem asas para fazer o voo nupcial e voltam para o solo e cada nova rainha começa uma nova colônia. Isso acontece depois da chuva para que elas consigam escavar o solo mais fofo pela umidade e começar uma nova colonia, um novo formigueiro”, explica a bióloga Clair Aparecida Viecelli.
De acordo com a bióloga, a revoada não é preocupante porque ela não transmite doenças e não apresenta riscos diretos. Ela chama atenção porque a infestação é muito alta e o formigueiro antigo pode atingir essa extensão grande de 200 metros quadrados e profundidade de sete metros.
Veja um vídeo:
Culinária
A formiga saúva é usada fazer uma farofa típica da culinária do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, está sendo comercializado pela redes sociais. Uma garrafa de um litro da iguaria chega a ser vendida por até R$ 100 nas redes sociais e virou fonte de renda para famílias da região.
O inseto, que voa, só aparece nesta época do ano – ocasião em que ocorrem as revoadas de acasalamento destas formigas. Quem aprecia ou comercializa a formiga, aproveita o período para caçar.