A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito vai adquirir 1.053 pistolas calibre 9 mm para os guardas municipais. A compra será feita por meio de uma licitação internacional que, na última sexta-feira (20/11), classificou provisoriamente como primeira colocada a empresa tcheca CZ (Ceska Zbrojovka). Participaram do certame outras empresas mundialmente reconhecidas, de nacionalidades italiana e austríaca.
O pregão eletrônico internacional para aquisição de armamento voltado à Guarda Municipal é inédito no País, conforme aponta o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
“Desta forma todos os guardas municipais de Curitiba portarão pistolas, alinhados com o que de mais moderno e seguro vem sendo utilizado pelas forças de segurança pública em todo o mundo”, afirma.
O secretário acrescenta que o pregão gera economia aliada à qualidade do equipamento: cada arma adquirida tem valor unitário de R$ 2,3 mil – valor inferior à última licitação nacional realizada pela corporação, quando o valor ficou em R$ 3,4 mil para uma pistola calibre 380.
A chegada do novo equipamento deve ocorrer durante o primeiro semestre de 2021, após conclusão dos trâmites e fases legais do processo.
Prioridade para a segurança
A compra de novos armamentos integra uma política de investimento na Guarda Municipal que vem acontecendo durante toda a gestão do prefeito Rafael Greca. Para o desenvolvimento nas ruas, parques, praças e demais espaços públicos do programa de policiamento de proximidade, voltado a ações de apoio à segurança pública, os guardas municipais receberam mais de 1,1 mil coletes balísticos e outras 335 pistolas.
Foram contratados 462 novos profissionais para compor o efetivo, junto com a aquisição de oito módulos móveis, 35 viaturas, dez caminhonetes, dois veículos para a Patrulha Maria da Penha, drones e kits antitumulto.