A tradicional Feira do Largo da Ordem está suspensa, no próximo domingo (13/12), devido ao decreto municipal nº 1640/2020, mas o que não faltam são alternativas para o público adquirir os produtos comercializados no local pelos artesãos de Curitiba e região. Além da feira ocorrer todos os sábados, das 9h às 14h, também é possível adquirir os itens no site da Feira do Largo da Ordem (confira no link https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br/ ). São inclusive ótimas opções de presentes natalinos.
Moderna e bem otimizada, a vitrine virtual da Feira do Largo da Ordem é toda baseada em imagens dos produtos dos artesãos. Destaque para a área de busca por temas: alimentício; artes plásticas; arte em madeira; arte em plástico; arte em tecido; brinquedos; colecionador; decorativos; sabonetes, velas e difusores; utilitários e vestuário.
Não há qualquer custo para os artesãos se cadastrarem no site e, no momento da venda, o comerciante e o cliente negociam diretamente por WhatsApp.
A vitrine virtual da Feira do Largo da Ordem é uma iniciativa da Prefeitura e do Instituto Municipal de Turismo.
Opções
Confeccionadas em gorgorão, as tiaras, faixas e laços da artesã Marli Zielinski Fujioka fazem literalmente a cabeça das meninas e até de muitas mães. “Ofereço peças delicadas e ricas em detalhes, com apliques de coração, unicórnio e pedrarias, com várias opções de tamanhos, modelos e cores”, conta ela, que ainda pode customizar acessórios para combinar com a roupa. O ateliê de Marli fica no Cristo Rei.
O casal de designers Adriane e Ademilson Kruger Leal está há 15 anos na Feira do Largo da Ordem e sempre busca apresentar novidades em bijuterias contemporâneas. “São colares, pulseiras e brincos muito coloridos e com acabamentos em pedras, madeira, sementes, couro e miçangas”, explica Ademilson, com ateliê no bairro Vista Alegre.
Especializados em artesanato em vidro, Ariadne Costa e Edimilson Piekarski criam taças, copos e canecos com acabamento jateado que retrata pontos turísticos de Curitiba, bandeiras e brasões de times. “Várias peças são sustentáveis, como os copos de caipirinha, confeccionados a partir de garrafas”, destaca Ariadne. O casal de artesãos ainda cria minibarricas, feitas a partir de vidros de palmito, muito usadas para servir cachaça com frutas ou água saborizada.
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, lembra que o site da Feira do Largo da Ordem foi lançado, em abril deste ano, como uma vitrine totalmente gratuita para que artesãos, designers e artistas plásticos pudessem continuar a comercializar e ter renda mesmo nos dias em que a feira não funciona.