Câmeras da concessionária que administra o trecho da BR-376 na descida da serra no Paraná, registraram o momento em que o ônibus passava pelo local antes da tragédia que resultou em 19 mortos e 31 feridos.
Nas imagens é possível ver que o ônibus passa por uma área de escape que estava vazia. Antes de chegar na área de escape, o motorista trafegava pela faixa da esquerda, mesmo lado da área de escape. Momentos antes da entrada da área de escape, o motorista sai da faixa da esquerda e vai para faixa central, para permitir que automóveis realizem a ultrapassagem. Essa área de escape está localizada a menos de 1 quilômetro do local do acidente, veja o vídeo:
O motorista do ônibus relatou que teria sofrido problema no sistema de freio e tentou usar a área de escape, porém não teria conseguido por causa de um caminhão que estava ao lado. Ele ainda disse em depoimento que havia assumido a direção do ônibus 30 minutos antes do acidente. Ele revezava a direção com outro motorista.
O ônibus viajava do Pará e o destino final seria Santa Catarina, mas o mesmo tombou na Curva da Santa, no km 668 da BR-376.
Após prestar depoimento, o motorista do ônibus foi liberado. Os corpos das 19 vítimas devem sair nesta quarta-feira (27) de Curitiba e seguir de avião até o estado do Pará, onde serão enterrados. Uma aeronave foi fretada pelo governador do estado do Pará para auxiliar no transporte dos corpos e de parentes das vítimas.
A empresa de turismo dona do ônibus afirmou que o veículo foi fretado por uma terceira pessoa.
A TC Turismo disse que foi até o local do acidente para prestar auxílio às vítimas e que está providenciando um meio de comunicação para prestar informações aos familiares.
“A TC Pires da Cruz informa que prestará todo apoio necessário às vítimas e familiares e não medirá esforços para amenizar a dor de cada um dos paraenses envolvidos no acidente, assim como a dos seus entes queridos, neste momento tão difícil para todos”, disse a empresa em nota.