Rios de lava quente, fragmentos de rocha e gás escorreram pelos flancos do vulcão La Soufriere, na pequenina ilha caribenha de São Vicente, nessa segunda-feira (12), após a maior explosão do vulcão até hoje, desde o início da erupção quatro dias antes.
O La Soufriere entrou em erupção na sexta-feira ((9) após décadas de inatividade, bombeando nuvens escuras de cinzas a 10 quilômetros e forçando a saída de moradores da região por terra e por mar.
Nenhuma morte foi registrada até agora, mas cerca de um terço da área da ilha está isolada e o espaço aéreo continua fechado, enquanto o fornecimento de água e energia elétrica está intermitente em algumas comunidades.
Vários habitantes da ilha disseram à Reuters que estavam evitando sair, já que as cinzas estão bloqueando o ar e se transformando em algo parecido com cimento em contato com a chuva, dificultando a locomoção a pé, ou por carro.
“Estamos sofrendo com as cinzas, e fica difícil respirar às vezes”, disse Aria Scott, de 19 anos, uma estudante moradora da capital Kingstown. “Eu não vou lá fora, pois não quero assumir o risco”.
A explosão de segunda-feira, que aconteceu às 4h no horário local, foi a mais poderosa até hoje, afirmou Erouscila Joseph, diretora do Centro de Estudos Sísmicos da Universidade das Índias Ocidentais, que alertou que a erupção pode causar torrentes de lama conforme as cinzas chegarem aos rios.
“Acreditamos que mais explosões são possíveis nos próximos dias ou semanas”, disse.
São Vicente e Granadinas, que tem população de pouco mais de 100 mil pessoas, não passa por atividade vulcânica desde 1979, quando uma erupção causou cerca de US$ 100 milhões em prejuízos. A erupção do La Soufriere – que significa “saída de enxofre” em francês – matou mais de mil pessoas em 1902.
Por Agência Brasil
ERUPÇÃO DE LA SOUFRIÈRE TRAZ ESPETACULARES IMAGENS DE SATÉLITE

A erupção do vulcão La Soufrière atualmente proporciona imagens de satélite espetaculares. Com a tecnologia de satélites avançando a cada ano, esta será uma das erupções com melhor documentação visual a partir do espaço até hoje no planeta.
Antes de mais nada, a erupção é de grandes proporções e já teve diversos e eventos explosivos desde a quinta-feira, contudo não há vítimas.
Com efeito, o satélite Sentinel3 do Sistema Copernicus mostrou a escala da erupção vulcânica. Inicialmente, a ilha de Saint Vincent quase desapareceu de vista sob a pluma de cinzas. Na imagem, por sua vez, a pluma de cinzas alcança Barbados.
A Planet Labs divulgou imagem da nuvem de cinzas obscurecendo toda a ilha de Saint Vincent. O registrou ocorreu na sexta-feira depois que o vulcão La Soufrière entrou em erupção explosiva. A imagem se deu às 10h13, horário local, na sexta.
O satélite GOES-17 da NOAA proporcionou uma visão incrível da erupção. O satélite ofereceu uma vista lateral espetacular do evento explosivo das 16h30 UTC de sábado. O aspecto, por exemplo, é de uma explosão atômica vista do espaço.
#GOES17 provided a spectacular side view of #LaSoufriere‘s big burst at 1630 UTC yesterday. G17’s subpoint longitude is 137.2 W and the #volcano‘s is 61.2 W. pic.twitter.com/NHWuZyGuDf
— Dan Lindsey (@DanLindsey77) April 11, 2021
Por MetSul