Uma mensagem junto de uma imagem foi amplamente divulgada em grupos de Whatsapp e redes sociais, informando que a Prefeitura de Curitiba havia instalado um novo tipo de radar na Linha Verde.
Junto com a imagem seguia um texto que dizia:
“Esse será o primeiro radar com controle de velocidade média de Curitiba: Significa que se você passar a 70 km/h e acelerar, o próximo radar a frente da Linha Verde calcula a média velocidade, se você chegar antes, receberá a multa!”
Entramos em contato com a prefeitura de Curitiba que informou que se trata de uma fake news.
Nota oficial da Prefeitura de Curitiba:
Os equipamentos de fiscalização eletrônica possuem a tecnologia para o cálculo da velocidade média dos motoristas, mas não há autuação. Para essa utilização seria necessário uma regulamentação federal, o que até o momento não existe.
Todos os locais com fiscalização eletrônica estão devidamente sinalizados, com placas, semi-pórticos e legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar), seguindo padrões da legislação federal.
Além disso, todos os novos radares são avisados à população com antecedência pelo Twitter da Setran (@TransitoSetran) e indicação de data a partir da qual passarão a fiscalizar.
O cidadão pode conferir a lista completa e atualizada dos radares em funcionamento na cidade no site da Setran: https://transito.curitiba.pr.gov.br/fiscalizacaoeletronica.