https://www.youtube.com/watch?v=oI4bGscJESM
Nesta terça-feira (20) foi necessário que Guardas Ambientais de Balneário Camboriú isolassem a area onde um elefante-marinho está descansando. Nos últimos dias o animal tem estado na costa tentando descansar porém os humanos se aproximam do mesmo para incomodá-lo.
Foram vários vídeos recebidos pela guarda. Em um dos vídeos três pessoas incomodam tanto o elefante-marinho que ele reage e chega a voltar para a água. Ele está na Praia das Conchas deste quinta-feira (15).
O animal que tem cerca de 400 kg pode ter a imunidade diminuída pelo estresse com o assédio. O fato de que ele não consiga repousar o tempo suficiente pode fazer com que ele fique fraco e não consiga caçar ou migrar como deveria.
Estes animais vem da Antártida para o Brasil nessa época em busca de águas mais quentes, e por ser uma viagem longa, chegam cansados e descansam na costa brasileira.
O comandante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina relatou que a atitude de incomodar o animal como apareceu nas imagens divulgadas, configura crime ambiental.
“Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, ativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Tem detenção prevista de 6 meses a 1 ano. No caso da infração, a multa é de R$ 500”