No fim da tarde de quinta-feira (19) mais uma baleia encalhada e morta foi encontrada no Litoral do Paraná. Já é a nona baleia jubarte encontrada morta nos últimos três meses no litoral paranaense.
Segundo informações do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, uma equipe especializada foi encaminhada para realizar a necropsia nesta sexta-feira (20).
Uma retroescavadeira da Prefeitura de Pontal do Paraná ajudou na retirada da carcaça da baleia para enterrá-la.
O animal era um Macho, juvenil, com quase oito metros. Ele estava magro e apresentava marcas de redes de pesca. A causa da morte ainda não foi revelada.
Os outros registros foram em Paranaguá, Ilha do Mel, Guaraqueçaba, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Sobre as causas das mortes, a pesquisadora Camila Domit diz que “O aquecimento global tem sido apontado como uma das causas responsável pela redução na disponibilidade de krills (principal alimento destas baleias) na Antártica. Devido a esta alteração, as baleias possivelmente precisam buscar por alimento durante a migração para as áreas mais quentes e estão migrando com menos energia acumulada. A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia e as jubartes têm sido avistadas com frequência na região sudeste e sul do Brasil. Outras causas de aumento da ocorrência da espécie na zona costeira do sudeste e sul do Brasil vêm sendo avaliadas”.