Neste domingo (16) uma nova erupção foi detectada no vulcão de Tonga, dois dias depois da primeira erupção que desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico.
A última erupção pôde ser detectada as 19h10 de Brasília. Grandes ondas na área ainda foram detectadas, o que segundo o Centro de Alterta de Tsunami do Pacífico diz que pode ser de outra explosão do vulcão de Tonga.
Enorme erupção vulcânica traz tsunami e onda de choque sentida em vários países
O vulcão
No início da madrugada deste sábado (horário de Brasília) uma erupção vulcânica de enormes proporções foi registrada no Pacífico Sul.
Segundo informações do MetSul esta foi uma das mais intensas em anos. A erupção aconteceu no vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai, na nação polinésia de Tonga.
Tanto a explosão quanto a onda de choque foram percebidas a mais de mil quilômetros de distância. A erupção acabou gerando um tsunami com ondas destrutivas. A região está em alerta.
Grandes ondas estão chegando na costa de Tinga. Ainda há previsão de mais um tsunami em dois dias. As imagens de satélite impressionam.
Jaw-dropping satellite imagery of the volcanic eruption in Tonga.
Wow. pic.twitter.com/8CqXCOxdsc
— Dakota Smith (@weatherdak) January 15, 2022
A onda de choque atingiu a Nova Zelândia. A análise preliminar da altura coluna de cinzas mostra ela atingindo 30 quilômetros, altura intermediária entre as erupções do Santa Helena e Pinatubo no passado, ambas gigantescas de VÉI-5
Tonga’s Hunga Tonga volcano just had one of the most violent volcano eruptions ever captured on satellite. pic.twitter.com/M2D2j52gNn
— US StormWatch (@US_Stormwatch) January 15, 2022
Leia mais em MetSul https://metsul.com/erupcao-gigante-de-vulcao-traz-tsunami-e-imagens-de-satelite-jamais-vistas/