Paulo Gonçalves, analista de testes de software, surpreendeu um golpista na última sexta-feira (4), que tentou fazer mais uma vítima, porém o golpista não imaginava é que ele iria levar a pior.
Paulo paga por serviços que lhe avisam caso algum banco ou empresa realize consultas em seu nome. Foi então que Paulo recebeu SMS de que o banco Itaú e o banco Pan realizaram consultas para averiguar o seu score no Serasa.
No mesmo dia, Paulo recebeu uma mensagem via Whatsapp de uma suposta floricultura, informando que uma admiradora secreta havia lhe enviado um presente e uma homenagem que deveria ser entregue em mãos.
Paulo recebeu em seu condominio uma sacola de presente com um kit de comésticos e o motoboy que estava entregando os ‘presentes’ precisaria retornar mais tarde para confirmar o recebimento, pois o “sistema havia caído”. Paulo passou endereços falsos pois já tinha certeza de que se tratava de um golpe e marcou em outro local para realizar a ‘comprovação da entrega’.
Quando Paulo encontrou o motoboy, ele relatou que precisava tirar uma foto de Paulo que agiu rápido, tomando o celular do golpista e saindo correndo, veja o vídeo:
FILMAGEM DO ÁPICE
Na hora que virou o celular para mim com parte tampada e falou que era para tirar selfie para comprovar entrega, eu peguei o celular e saí correndo, levantei a fita e vi escrito Itaú
Ele pegou a moto e fugiu pic.twitter.com/6nvx3GxOK6
— Paulo Gonçalves ??♂️ (@paulorgoncalves) February 4, 2022
O golpista fugiu ficando sem o aparelho celular que estava desbloqueado pronto para realizar a selfie. Ao olhar o aparelho, Paulo notou que havia uma fita isolante cobrindo a parte superior da tela. Todo o golpe estava praticamente pronto para acontecer em que seria feito o financiamento de um veículo no nome de Paulo.
Paulo manteve a tela ativa para evitar o bloqueio do aparelho e acionou a Polícia Militar, que orientou o jovem a ir até uma delegacia de polícia. Paulo levou o aparelho e entregou à polícia que conseguiu levantar várias informações sobre a identidade do golpista no aparelho. O fato foi registrado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Veja toda a história narrada no Twitter:
FOI GOLPE
Roubei o celular do cara e sai correndo, ele fugiu de moto na contramão
Mas eu já tinha filmado tudo, a placa e tudo, e tô com o celular https://t.co/F2ORR6NkhD
— Paulo Gonçalves ??♂️ (@paulorgoncalves) February 4, 2022
O golpe
O golpe consiste em realizar financiamentos e os bancos permitem realizar isso de forma online, através de aplicativos. Para confirmar o financiamento, no próprio aplicativo eles pedem para o cliente tirar uma foto selfie, para comprovar que é ele mesmo.
Os golpistas conseguem de alguma forma todos os dados da vítima, restando apenas a foto selfie para realizar o financiamento. Eles simulam entregas de presentes ou brindes e informam que precisam de uma foto da pessoa para confirmar em seu sistema, porém essa é a cartada final para que o golpe seja concretizado. Diversas pessoas em todo o Brasil já foram vítimas deste golpe.