Devido à nova fase das obras e expansão do Ligeirão Norte-Sul, corredor de transporte que irá ligar os bairros Pinheirinho e Santa Cândida, nesta semana haverá novos bloqueios pontuais de tráfego na Avenida República Argentina.
Na terça-feira (1/3) a República Argentina ficará interditada para o trânsito, entre 9h e 16 h, no trecho entre as ruas Vital Brasil e Cecilio Toniolo, no sentido centro/bairro, para a implantação de travessia elevada.
Os motoristas são orientados a utilizar desvios e caminhos alternativos enquanto durarem as obras. A melhor opção ao motorista será utilizar a Rua Guararapes
Paralelamente, de terça (1/3) a sexta-feira (4/3), equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) vão trabalhar na revitalização das calçadas da República Argentina, no trecho compreendido entre as ruas Goiás e Mato Grosso, no sentido bairro/centro. Nestes dias serão necessárias interdições pontuais do tráfego para carregamento dos caminhões que servem à obra.
A melhor opção para os motoristas nestes dias será utilizar a Rua Guilherme Pugsley (via rápida sentido bairro centro).
Via Calma
A partir de um planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a intervenção na República Argentina foi planejada seguindo o conceito vanguardista de via calma, que visa priorizar o pedestre e o ciclista na ocupação do espaço urbano. As áreas compartilhadas são marcadas por pisos com padrões diferentes em texturas e tamanhos. Isso permite a prioridade da circulação de pedestres em relação a veículos de passeio, bicicletas e motocicletas
A obra na República Argentina está sendo executada em lotes, de forma escalonada, com a manutenção do transporte coletivo, para não prejudicar os passageiros. A intervenção compreende o desalinhamento e requalificação de estações-tubo, pavimentação de partes da via-lenta e da canaleta exclusiva dos ônibus, novo calçamento, sistema de iluminação e paisagismo e implantação de compartilhamento para os ciclistas com os veículos, na via e sinalização.
Durante e após as obras, estão sendo executadas ações orientativas de trânsito, coordenadas pela EPTran – Escola Pública de Trânsito da Setran.