Nesta manhã de sexta-feira (29), o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, convocou reunião no auditório do Quartel do Comando-Geral, com os Comandantes envolvidos na ação em Guarapuava-PR no último dia 17/04.
O objetivo foi um “feedback” sobre o ocorrido e o modo de Operação Policial utilizado, segundo o Comandante a intenção é realinhar procedimentos: “Com base no que será passado aqui, das dificuldades, dos erros, dos acertos, nós vamos realinhar todo nosso procedimento frente a esse tipo de demanda. O que aconteceu no 16º BPM poderia ter ocorrido em qualquer outro Batalhão do nosso Estado. Então para não incorrermos nos mesmos erros, e também para ver o que foi feito de bom, eu determinei que viessem aqui os Comandantes das Unidades que participaram da ação.” Explanou.
Acrescentou ainda que as ações estão sendo apuradas e servirão de base para aprimoramento de processos na Instituição: “Será feito uma Sindicância e um Inquérito Policial Militar para apurar a situação que resultou nos ferimentos dos policiais e a morte do Cabo Ricieri. A Sindicância servirá de subsídio para solicitar a Secretaria de Estado e Segurança Pública (SESP) recursos e meios para fazer frente a demandas como esta que o 16º BPM passou. O foco não é apontar quem acertou e quem errou, mas sim observar de forma ampla, onde houve problemas e provocar o governo do Estado das necessidades e dificuldades que temos.” Acrescentou.
Em tempo, o Comandante relatou que está sendo providenciada a implementação do nome do 16º BPM para “Cabo QPM1-0 Ricieri Chagas”: “Estamos formalizando esta solicitação, é uma medida importante para o momento e justa.” Concluiu.
Neste viés, em data de ontem (29/04), houve reunião com Comandantes de CRPM e Comandantes de Unidades Especializadas. O objetivo foi apresentar novas diretrizes sobre o Plano de Defesa Territorial, com base no evento ocorrido em Guarapuava-PR, aliado aos estudos realizados pelo BOPE em outros estados do Brasil (Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do sul) sobre o novo cangaço e tomada de cidades, com intuito de aprimoramento deste Plano. Em breve, será apresentado pela PM3 o novo Plano de Defesa Territorial com os novos conceitos e aprimoramentos para que seja feita atualização e colocado em prática com ensaios necessários que envolverão toda a tropa e comunidade local.
Estiveram presentes nos eventos o Subcomandante-Geral, Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Chefe do Estado-Maior Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, o Diretor de Inteligência Coronel Wagner Lúcio dos Santos, o Corregedor-Geral Coronel Dorian Nunes Cavalheiro, o Comandante do BPMOA Coronel Júlio Cesar Pucci dos Santos, os Comandantes Regionais Coronel Renato de Oliveira Ribas Filho (1º CRPM), Tenente-Coronel Cezar Kister (2º CRPM), Coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção (3º CRPM), Tenente-Coronel Renato dos Santos Taborda (4º CRPM) e o Coronel Sérgio Almir Teixeira (5º CRPM), o Chefe do Estado-Maior do 4º CRPM Tenente-Coronel Joas Marcos Carneiro Lins, o Comandante do BPChoque Tenente-Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, o Comandante do BOPE Major Sérgio Augusto Silva e o Comandante do 16º BPM Major Flávio Vicente Ferraz.