São mundialmente conhecidas pelos amantes da velocidade as “autobahns”, na Alemanha – rodovias onde não há limite de velocidade.
Um milionário tcheco (Radim Passer), que tem um canal no YouTube e testa vários veículos em seus vídeos, postou um vídeo onde alcançou a velocidade de 417 km/h em um trecho da rodovia A2, entre Berlim e Hanover, com seu Bugatti Chiron.
O vídeo foi postado e atingiu 11 milhões de visualizações, provocando uma reação das autoridades alemãs.
De acordo com a lei alemã, é crime se o motorista se deslocar em velocidade inadequada, desrespeitando a sinalização prevista no código de trânsito e agindo com imprudência. Até o ministro dos Transportes chegou a condenar a atitude do motorista.
Durante o vídeo, o motorista faz também questão de afirmar que, durante o trajeto, a segurança era uma prioridade e que, por isso, todas as circunstâncias tinham que ser seguras. Antes de pisar fundo, o piloto percorreu o trecho algumas vezes, para conhecer bem a pista. Além disso, alegou que gravou o vídeo às 4h50 da manhã, com pouquíssimo movimento, e que havia visibilidade ao longo de todo o trecho (uma reta de 10 quilômetros com 3 pistas).
Para avaliar se existiu realmente risco grave, as autoridades abriram uma investigação.
Há alguns dias as autoridades de trânsito decidiram que Passer não deverá ser multado por guiar tão rápido, pois ele não infringiu nenhuma lei não colocou a segurança de outros motoristas em risco, pois tomou todas as precauções cabíveis.
O Ministério Público indeferiu possíveis ações por considerar que em nenhum momento foi cometida irregularidade, uma vez que os demais motoristas não estavam em perigo.
Essas grandes estradas sem limites de velocidade são espaços onde a segurança é considerada garantida, estão distantes dos grandes centros urbanos e possuem regras que os alemães levam muito a sério. Os espaços sem limite de velocidade são sinalizados na entrada e na saída, mas existem placas dinâmicas que restringem a velocidade a um máximo entre 80 km/h e 130 km/h quando chove, o trânsito é intenso ou depois de escurecer.
Com informações de Walber Pydd, advogado da CWB MULTAS. Saiba mais clicando aqui.