Os dez grupos já estão confirmados para se apresentar no dia 29 de setembro, no Teatro Municipal Sefrin Filho, a partir das 19h30
Nesta edição do Cascavel Jazz, quem abre a programação de shows é o Time Out e mais nove grupos de artistas locais, que irão se apresentar no dia 29 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, no oeste do Paraná. O evento cultural será realizado até o dia 01 de outubro e vai reunir dezenas de artistas de todo o Brasil. A programação já está definida e vai contar com várias apresentações e oficinas gratuitas. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival.
Na quinta-feira (29), na abertura do evento os grupos que se apresentam são: Time Out, Luciano Veronese – Sexteto, Ricardo Denchuski – Quarteto, Dallastra – Trio, Valter Mazo – Quarteto, Projeto Plasma, Paulo Drage & Grupo, Duo Brasileiro e Cascatrio.
Nos três dias as apresentações acontecem a partir das 19h30. O workshop será realizado no sábado, a partir das 10h. A programação é gratuita. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival, no Teatro Municipal Sefrin Filho.
Sobre os grupos
Time Out
O grupo Time Out é um power trio instrumental formado por Mello Jr na guitarra, Celso Pixinga no baixo e Maurício Leite na bateria. Os 03 instrumentistas são reconhecidos por suas carreiras individuais como músicos acompanhantes e de estúdio. O trio vem combinando apresentações onde os compassos mistos, os improvisos, os solos, e a destacada técnica de cada um, convivem com dinâmicas extremas e a surpresa do diálogo entre os instrumentistas. Desde o lançamento do primeiro trabalho, o grupo vem realizando shows combinados com oficinas, workshops e masterclasses em horários e dias pré ou pós o show.
Luciano Veronese – Sexteto
O sexteto composto pelos músicos Luciano Veronese, Gabriel Veronese, Valter Mazo, Diego Carvalho, William Fischer e Rafael Unser conta com a participação especial de Daniel Seifert na gravação das músicas “Pra sempre” e “Em Casa” deste CD. Ambas compostas por Luciano Veronese. Os instrumentos utilizados nas gravações são: piano, flauta, saxofone, violão, baixo e bateria.
Ricardo Denchuski – Quarteto
Os músicos Ricardo Denchuski, Pablo Denchuski, Leonardo Mariani e Everton de Oliveira compõem o quarteto e gravaram as músicas “Bera D’água” e “Viola Soul” de autoria do Ricardo Denchuski. Os instrumentos usados nas gravações são: gaita de boca, viola caipira, bateria e baixo.
Dallastra – Trio
Formado por Luciano Dallastra na guitarra, Anderson Galli no contra-baixo elétrico e Yves Monteiro na bateria e percussão, o trio tem como base a guitarra brasileira, mostrando as diversas possibilidades e também a versatilidade desse instrumento de origem importada, mas que se enquadra muito bem a música produzida no Brasil. Para esse disco, a gravação teve a participação do mestre Luciano Veronese, com teclado e flauta, que aprimorou ainda mais a possibilidade sonora das composições.
Valter Mazo – Quarteto
Quarteto composto por Valter Mazo, Luciano Veronese, Diego Carvalho e Yves Monteiro gravou duas músicas “Inaê” e “Vilarejo” para este CD. Ambas de composição do Valter Mazo. Os instrumentos usados nas gravações são: piano, guitarra, baixo e instrumentos de percussão.
Projeto Plasma
É um projeto fundado pelo músico Regi Agostini com a finalidade de divulgar seu primeiro álbum instrumental solo, intitulado Fluid Box. O músico tem mais de 20 anos no cenário musical, onde sua maior parte se faz presente no Paraná. Suas referências se encontram em gêneros musicais como rock e fusion, somando influências de Frank Gambale, Allan Holdsworth, Eddie Van Halen e Steve Vai.
Paulo Drage & Grupo
Os músicos Paulo Drage, Anderson Galli, Mauricio Baza, Luciano Veronese, Yves Monteiro e Ricardo Leandro compõem o grupo que gravou a música “Recomeço” do atual CD. Gravaram também a música “Duas luas” em que tiveram a participação especial dos músicos Carlinhos Magistrali e Carlos Guedes. As duas músicas são de autoria do Paulo Drage. Os instrumentos usados foram: saxofone, baixo, guitarra, teclado, bateria, violão e instrumentos de percussão.
Duo Brasileiro
O que já era uma amizade de mais de 15 anos, em julho de 2018, se tornou o duo brasileiro. Denis Duarte e Eduardo Tonini juntaram a amizade, os instrumentos e o amor pela música para dar início a esse projeto que tem como proposta principal: enaltecer e homenagear a música instrumental brasileira. Ao som de um piano e um bandolim gravaram duas músicas para este CD: “Ampulheta” e “Tomara” compostas pelo Du Tonini
Cascatrio
Trio de música instrumental que possui em sua essência o resgate de músicas da cena fronteiriça e rock’n roll. Formado por Gustavo Zago com violão de 7 cordas, Felipe Labastia com contrabaixo e Cebola na bateria. Traz uma nova identidade para o cenário cascavelense através de linguagens como jazz e música progressiva. O repertório consiste em gêneros que buscam aproximar o ouvinte, por meio da junção do repertório em relação à linguagem.