Quem tiver interesse em conhecer o ônibus elétrico Higer, em teste em Curitiba, terá mais uma oportunidade no próximo sábado (24/9) e domingo (25/9), quando a Urbanização de Curitiba (Urbs) vai promover mais uma demonstração gratuita no Parque Barigui.
No último fim de semana, 130 pessoas conferiram a tecnologia no passeio de 6 quilômetros, com pontos de embarque gratuitos no Salão de Atos do Barigui, no Pavilhão de Eventos e no Salão do Automóvel. O ônibus pode ser acessado também no Terminal Campina do Siqueira, com pagamento de tarifa. As viagens acontecem de hora em hora no período das 9h às 20h.
“Muita gente embarcou para o passeio e também parou para ver o veículo. Vamos colocar mais dois dias de demonstração, nesse mesmo modelo, para quem não puder fazer o teste nas linhas tradicionais” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Até sexta-feira (23/9), o ônibus elétrico está rodando em linhas tradicionais da cidade – cada dia em uma – com o sistema de bilhetagem eletrônica e pagamento por cartão-transporte, de crédito ou de débito.
A primeira linha a testar a tecnologia foi a 801 Campina do Siqueira/Batel, na segunda-feira (19/9). Nesta terça (20/9), é a vez da 380 Detran/Vicente Machado; seguida pela 617 Jardim Ludovica, na quarta (21/9); 654 Campo Alegre, na quinta (22/9); e 826 Campo Comprido/CIC, na sexta (23/9).
Em teste, ônibus elétrico é aprovado pelos passageiros do transporte coletivo
A demonstração da chinesa Higer faz parte de uma série de ações que celebram a mobilidade sustentável na capital no mês de setembro. As atividades ocorrem de 16 a 29 e celebram também a Semana da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, na quinta-feira (22/9).
O veículo
Com 12,2 metros de comprimento, o veículo Higer Azure A12 BR, do tipo padron, tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas, e autonomia de 270 quilômetros, com um conjunto de 12 baterias.
Sem ruídos e sem emissão de CO2, o ônibus elétrico representa o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é um dos principais projetos do município para os próximos anos, no âmbito dos projetos do Inter II e Interbairros II e Eixo Leste-Oeste.
Além da Higer, outras montadoras devem fazer demonstrações e testes técnicos em Curitiba. A Eletra, fabricante nacional de ônibus elétrico, deve começar seus testes nas próximas semanas.