A partir desta terça-feira (4/10), a Avenida República Argentina, no Novo Mundo, passará a ter bloqueio total no trecho entre as ruas Itajubá e João Palomeque, no sentido bairro. A alteração será implantada pela Superintendência de Trânsito (Setran) para a nova etapa das obras de extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
A interrupção da passagem para motoristas deve ocorrer por um período de aproximadamente 45 dias. Agentes da Setran estarão no local nos próximos dias para orientar os motoristas.
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes tem 3 km de asfalto novo
Com novo binário, Setran implanta melhorias no Jardim das Américas
Com a mudança neste trecho, quem vai pela Avenida República Argentina no sentido bairro precisará virar à direita na Rua Itajubá e seguir até a Isaac Guelman, onde deverá virar à esquerda na Rua Salomão Guelmann, que dará acesso novamente à República Argentina.
Já no sentido Centro, o trânsito pela Avenida República Argentina segue sem interrupções.
Estação Itajubá
O trecho no entorno da Estação Itajubá, entre o Terminal Portão e o Hospital do Trabalhador, passa por uma por ampla requalificação que inclui o alargamento da canaleta do transporte coletivo, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novas calçadas amplas, acessíveis e que privilegiam a locomoção dos pedestres, com áreas compartilhadas (marcadas por pisos com padrões de diferentes texturas e tamanhos), novo sistema de iluminação e paisagismo.
Na canaleta exclusiva do ônibus, no entorno da estação, está sendo implantado 180 metros de novo pavimento em concreto em frente aos pontos de parada dos coletivos e, nestes locais, a via será alargada em sete metros. Para que a expansão da canaleta seja possível, a via lenta, por onde circulam os veículos, receberá novo traçado.
A obra para a expansão do Ligeirão Norte-Sul está sendo feita em lotes e 14 estações-tubo já foram remodeladas e colocadas novamente em operação: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim e Vital Brasil, todas nos dois sentidos da via. Na estação-tubo Carlos Dietzsch as obras estão em andamento.
“A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Após a conclusão de toda a intervenção, que acontece em um trecho de 7 quilômetros entre a Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, o tempo de viagem, que hoje é de 66 minutos, será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).