Segundo informa a Urbs (Urbanização de Curitiba), o EstaR eletrônico (também conhecido em muitos locais como “zona azul”) moderniza o estacionamento regulamentado na cidade, facilitando a operação para o usuário.
A fiscalização é feita pelos agentes da Setran, que têm um dispositivo com geolocalização dos carros estacionados em cada área. São 14. 404 vagas regulamentadas na cidade.
Segundo estatísticas do DETRAN/PR, apenas no ano de 2021 foram aplicadas, em todo o Estado, 214.181 infrações por estacionamento rotativo irregular.
Entretanto, são muitas as queixas de usuários por infrações cometidas por equívocos como erro de preenchimento da placa. Sites de reclamações de consumidores demonstram a existência de queixas como ausência de Central de Atendimento ao Usuário, e-mails não respondidos, e demora no crédito dos valores pagos.
Muitos reclamam que os aplicativos poderiam ter um mecanismo mais eficaz de conferência da placa, para justamente evitar a ativação equivocada de créditos, o que invariavelmente causa infrações por estacionamento irregular.
Segundo informações da própria Urbs, as reclamações estão em um patamar próximo do que era verificado no modelo de papel.
Qual sua opinião sobre o assunto?
Na dúvida procure sempre um advogado especialista em trânsito.
Com informações de Walber Pydd, advogado especialista em trânsito da CWB Multas. Saiba mais clicando aqui.