Alguns esportes podem até não serem tão populares como o futebol, o vôlei, o basquete e a natação, mas badminton, escalada, patinação e beach tennis cada vez mais ganham novos fãs entre os curitibanos. Também há práticas desportistas pouco conhecidas e inclusivas, como a bocha paradesportiva.
Em Curitiba, o melhor é que esses e muitos esportes e atividades físicas podem ser praticados gratuitamente em espaços da Prefeitura.
As atividades de esporte e lazer gratuitas da Prefeitura fazem parte do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Confira cinco atividades esportivas pouco conhecidas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)
Beach tennis
As quadras de areia estão disponíveis de graça no Centro de Esporte Lazer (CEL) Avelino Vieira, no Bacacheri, com turmas abertas pela manhã, terças e quintas ou quartas e sextas. Também há uma turma, à noite, no CEL Afonso Botelho, mas com vagas esgotadas.
Badminton
O badminton é considerado o esporte com raquetes mais rápido que existe, no qual as petecas arremessadas podem atingir cerca de 400 km/h em quadra. Há vagas gratuitas para uma turma, com faixa etária de 6 a 16 anos, segunda e sexta-feira, pela manhã, no Centro de Esporte Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri.
Escalada
As aulas de escalada esportiva ocorrem no Ginásio Nélson Comel, no Parque Olímpico do Cajuru (antigo Parque dos Peladeiros). A vagas disponíveis são para alunos de 7 a 17 anos, pela manhã e à tarde, as terças e quintas ou segundas e quartas.
Bocha paradesportiva
Localizado no Xaxim, o Centro de Referência Paralímpico de Curitiba oferece a oportunidade de homens e mulheres, a partir dos 9 anos, praticarem juntos esta modalidade de bocha com o uso de cadeira de rodas. As turmas, neste momento sem vagas abertas, ocorrem segundas e quartas ou terças e quintas, pela manhã, tarde e noite.
Patinação artística
Mais nova modalidade esportiva gratuita em Curitiba, a patinação artística passa a ser oferecida na primeira arena coberta do Brasil, localizada na Praça Antonio Bertoly, em Santa Felicidade. A partir de segunda-feira (10/10), crianças e adolescentes de 6 a 17 anos poderão se inscrever para aulas gratuitas da Prefeitura, que começarão em novembro.