Após o segundo dia consecutivo de reparos na rede elétrica, as equipes da Copel conseguiram religar 90% dos 32 mil domicílios que ficaram sem luz devido ao forte temporal que atingiu o Estado nos últimos dias. Ao todo mais de 650 eletricistas da companhia foram mobilizados para restabelecer o fornecimento de energia em todo o Paraná.
No momento 2.952 unidades consumidoras permanecem sem energia. Desse total, 1.263 se encontram nas regiões Oeste e Sudoeste. Além dessas regiões, as chuvas intensas atingiram também o Noroeste e o Leste do Estado. A situação mais grave atualmente é a do Sudoeste, em que áreas de alagamento e deslizamento de terras dificultam o trabalho das equipes, especialmente na área rural.
Além de quedas de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede, em algumas localidades a intensidade das chuvas erodiu o terreno, provocando queda de postes. Nesses locais, as equipes continuam a reconstruir parte da rede. Em todo o Paraná os desligamentos estão distribuídos em 947 serviços de emergência – metade se encontra no Oeste e no Sudoeste. Os trabalhos seguirão durante a noite.
A Copel reforça a orientação à população para que mantenha distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.