O curitibano Walter Baresi Ribeiro competiu nesse fim de semana no evento Teutônia Pro 2022. Conhecido como papa medalhas, Baresi já compete há 15 anos na categoria Street Luge.
Teutônia no Rio Grande do Sul é conhecida internacionalmente por um trajeto de uma grande ladeira onde acontecem campeonatos internacionais há anos. Neste ano a prefeitura recapeou o asfalto que fez os skates andarem ainda mais rápido. Além da categoria do street luge, diversas outras categorias participaram do evento. Atletas de 18 países participaram do evento.
No sábado, na semifinal, Baresi chegou a 150 km/h e baixou em 2 segundos no tempo comparado a última vez que havia competido na cidade. Ele foi quase 1 segundo mais rápido que o segundo lugar.
A grande final era para acontecer neste domingo, porém houve uma grande confusão e falta de comunicação, finalizando o dia sem que os atletas pudessem competir. Alguns atletas alegaram falta de segurança e que havia uma ambulância no trajeto da pista. Além disso, em um ponto da descida houve uma briga generalizada envolvendo o público que assistia a corrida e isso interferiu na pista. Devido a falta de luminosidade, a final não pode acontecer. Desta forma, a classificação deverá ser validada pelos tempos da semifinal. Baresi deve trazer o troféu de campeão mundial desta etapa. Na etapa anterior na Argentina, o atleta curitibano ficou em quarto lugar.
O Município de Teutônia não era o responsável pela organização do evento, esta era feita por terceiros.
Baresi recebe incentivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Curitiba. O segundo e terceiro lugar também foram atletas de Curitiba. Alexandre Cerri Machado ficou com o 2° lugar e William César ficou com a 3° colocação.