É possível que o seu marido se torne o seu maior inimigo se vocês se divorciarem e todo cuidado é pouco na hora de se divorciar.
80% dos divórcios ocorrem por iniciativa da mulher. Ou seja, na grande maioria dos casos, é a esposa que pede o divórcio. O homem pode até aceitar o divórcio, mas normalmente essa não é a sua vontade.
Aceitar o divórcio significa compreender que quando um não quer, dois não ficam casados. Mesmo em caso de divórcio consensual, isso não significa que o marido vai facilitar de alguma forma o divórcio para sua esposa. Normalmente, acontece justamente o contrário: o marido vai dificultar tudo o que for possível para a esposa, até porque provavelmente não vai querer vê-la feliz ao lado de outro homem.
O patrimônio é um dos principais pontos de divergência na hora do divórcio, principalmente quando existe grande patrimônio a ser dividido (partilha). Nesses casos, é comum que o marido tente ficar com absolutamente tudo, sem querer dividir nada para a sua esposa. O raciocínio é simples: quanto mais dinheiro o marido tem, maior a chance de ele valorizar muito o dinheiro e não querer dividir absolutamente nada.
Esse perfil de marido costuma seguir o seguinte procedimento: assim que sabe da intenção da esposa em se divorciar, ele procura aconselhamento jurídico e contábil para saber como o modo mais eficiente de ocultar ou se desfazer do seu patrimônio de forma a não ter nada a dividir com a esposa.
Isso é particularmente grave em casos em que o marido é empresário e tem grande patrimônio, seja em seu nome, seja no nome da empresa. É comum a transferência do patrimônio para outras empresas, para sócio(s) ou familiar(es). Na frente do juiz, o marido se apresenta com um empresário que não tem absolutamente nada e às vezes consegue até mesmo justiça gratuita, já que não tem nada em seu nome.
Como evitar tudo isso? Assim que a esposa cogitar em se divorciar, a primeira coisa que deve fazer é procurar aconselhamento jurídico com um advogado de sua confiança para orientá-la sobre a melhor forma de preservar todos os seus direitos.
É nesse momento inicial, antes de o marido sequer saber que a esposa pretende se divorciar, que a esposa consegue produzir provas quanto o verdadeiro patrimônio do seu marido. Se a esposa anunciar primeiro ao marido que quer e vai se divorciar, ficará sabendo depois que contas bancárias foram esvaziadas, imóveis e veículos foram doados ou vendidos, documentos suprimidos etc. Usando estratégia equivocada, a esposa pode perder tudo a que tem direito.
Por isso, todo cuidado é pouco ao se divorciar e a esposa que tem aconselhamento jurídico qualificado desde o princípio tem grandes chances de preservar todos os seus direitos na partilha de bens.
Com informações de Dr. Igor José Ogar – Advogado – OAB/PR 63.645 Saiba mais clicando aqui @dr.igorogar.direitodefamilia