O morador de Piraquara, Adilson Ganzert, retornou da Ucrânia após 4 meses ao lado das forças internacionais no combate à força ofensiva russa no país.
Adilson perdeu cerca de 25 quilos nos quatro meses que esteve na guerra e conseguiu voltar para realizar uma surpresa de Natal para a família.
Mas antes de chegar no Brasil ele passou por um perengue. Ao sair da Ucrânia e ingressar na Polônia, policiais locais no aeroporto encontraram algumas munições que estava em sua mochila após a mochila passar no scanner. Ele acabou sendo detido e após uma longa conversa explicando o que havia acontecido, foi liberado para seguir viagem.
Da Polônia ele foi até a Espanha, onde de avião seguiu até Guarulhos, São Paulo. De São Paulo, foram mais algumas horas de viagem de ônibus até chegar em Curitiba, onde foi recebido por um Papai Noel.
Os filhos nem imaginavam que o Papai Noel levaria um grande presente, o pai dele retornando da guerra. Quando os filhos viram achavam que era alguma ação local para distribuir presentes no Jardim Bela Vista, em Piraquara, onde a família vive.
Ao abrir a grande caixa de presente que estava em uma caminhonete, a surpresa, era o pai embalado para presente. A emoção tomou conta de toda família. Além de dois filhos pequenos, Adilson tem um filho adolescente e um bebê de pouco mais de um ano.
A mãe de Adilson acompanhou emocionada o retorno do filho e disse que rezou muito todos os dias para que ele retornasse vivo.
Na Ucrânia, Adilson perdeu amigos e até o seu comandante de batalhão que morreu em combate. Ele relatou que essas guerra é muito diferente de qualquer outra, pois é uma guerra de muita tecnologia. Drones sobrevoam a região diariamente e são utilizados para localizar tropas inimigas. Após a localização, bombardeios são realizados.
Adilson se emociona ao lembrar das crianças que todos os dias esperavam ele em pequenas comunidades. Adilson sempre levava doces e elas sempre esperavam por ele.