Nesta terça-feira (10/1), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba recebeu uma denúncia de tentativa de golpe em que pessoas tentam passar pela Vigilância Sanitária para agendar falsas visitas e obter informações sobre o proprietário e o estabelecimento.
Durante uma ligação, os golpistas informam sobre a realização de uma vistoria e quais itens serão inspecionados. Para finalizar o agendamento da visita, a pessoa alega que precisa receber um código que será enviado pelo WhatsApp do proprietário ou responsável pelo estabelecimento.
“A Vigilância Sanitária não faz contato por telefone para solicitar informações de empresas. Ao receber este tipo de ligação, faça uma denúncia formal à Políci Civil”, orienta Francielle Narloch, coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS.
Ao receber a ligação do número 4040-2377 o proprietário estranhou a abordagem e tentou retornar, mas o número constava como inexistente. Após, procurou o distrito sanitário e formalizou a denúncia.
A SMS orienta para não passar informações cadastrais, pessoais ou contato por telefone, e que em situações como essas registre o boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar e chegar até os criminosos.
Para formalização a vítima da tentativa de golpe pode registrar a ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes – NUCIBER. Veja como registrar.