Na última quinta-feira (05) uma mulher, de 37 anos, recebeu um rim do próprio filho, em Botucatu, São Paulo, após ele não resistir a ferimentos de um acidente.
Segundo informações, o jovem, de 20 anos, sofreu um acidente de moto e teve morte encefálica confirmada na terça-feira (03). Mesmo sem saber que um dos órgãos poderia ser doado para a mãe dele, a família autorizou a doação de órgãos do jovem.
Pelas compatibilidades confirmadas pela Central Nacional de Transplantes, foi autorizada a captação dos pulmões (Incor/SP), fígado (Hospital de Sorocaba) rins, coração, córneas (Hospital de Base de São José do Rio Preto) e tecido ósseo (equipe do Banco de Ossos de Marília).
A mulher esperava desde 2018 por um transplante. O filho queria já ter doado seu rim para ela, mas segundo a legislação ele só poderia doar após completar 23 anos.
Após descobrir que o Hospital das Clínicas de Botucatu havia confirmado as duas etapas de compatibilidade para o transplante, a mulher aceitou receber o rim do próprio filho.
A mãe do rapaz segue se recuperando da cirurgia.