sábado, 5 julho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

Dia Nacional da Mamografia: dicas para ter menos desconforto durante o exame

by Plantao190
6 de fevereiro de 2023
in Notícias, Plantão 190
0
Dia Nacional da Mamografia: dicas para ter menos desconforto durante o exame

No futuro, câncer de mama poderá ser detectado em um simples exame de sangue

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres em todo mundo e o diagnóstico precoce está associado a maiores taxas de cura e melhor sobrevida, além de exigir tratamentos menos agressivos. O exame mais eficaz e com comprovação científica da sua eficiência ainda é a mamografia. De baixo custo e amplamente disponível, a mamografia segue sendo hoje o principal método de detecção precoce da doença.

Muitas mulheres, no entanto, reclamam do exame em si e dos mamógrafos. Dor, desconforto e a necessidade de um certo “malabarismo” levam algumas mulheres e deixarem de fazer o diagnóstico. O médico mastologista e mestre pela Universidade de São Paulo, Helio Rubens de Oliveira Filho, explica que o incômodo no exame vem principalmente porque o mamógrafo comprime com uma força de sete a oito quilos a mama, levando a paciente a sentir o desconforto.

Porém, segundo o especialista, pacientes que fazem mamografia têm 40% a menos de chance de morrerem de câncer de mama. Hélio de Oliveira recomenda que as mulheres façam mamografia uma vez por ano, a partir dos 40 anos e, para melhorar o desconforto, conta que existem algumas orientações que podem ser dadas na hora de fazer o exame: “a principal é fazer o exame no período pós-menstrual, quando a mama está menos sensível. As pacientes mais sensíveis podem tomar duas horas antes de realizar o exame um anti-inflamatório ou um analgésico, diminuindo a dor na região”, afirma o médico.

Os mamógrafos evoluíram muito nos últimos anos. Os mais recentes são os digitais, com menos radiação e uma resolução de imagem muito melhor, proporcionando que se encontre tumores ainda menores e em fase inicial. “Vale destacar que o desconforto do exame é muito menor se comparado ao tratamento da doença. Portanto, vale muito mais a pena atuar preventivamente”, destaca Hélio.

“São estudos promissores, que estão em fase iniciais, e que podem nos próximos anos avançar no tratamento precoce do câncer de mama, sem a necessidade de um aparelho como o mamógrafo”, afirma o mastologista.

Para um futuro, não muito distante, há pesquisas envolvendo exames que poderão substituir a mamografia, como as pesquisas sanguíneas envolvendo as células tumorais, conseguindo assim descobrir o câncer de mama por meio de um exame de sangue, antes de aparecer na mamografia. “Mas isso está em fase de estudos clínicos. Nada a ser aplicado ainda nos consultórios médicos. Mas quem sabe nos próximos anos teremos boas novidades”, acredita Oliveira. 

Previous Post

PRF apreende no Paraná carga de droga estimada em R$ 31 milhões

Next Post

Shopping da capital paranaense arrecada livros em campanha beneficente

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

DPM2 Agência de Viagens

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.