Saindo de casa, na estrada ou na avenida para se divertir, a responsabilidade faz parte de todos nós e, nada mais justo, do que aproveitar o Carnaval com segurança e sem exageros. Por isso, a Polícia Militar do Paraná preparou algumas dicas para quem vai sair de casa e viajar durante o feriado prolongado.
A PMPR contará com esquema de segurança especial para quem vai seguir o trio elétrico e participar das festas no litoral paranaense. Do início ao fim, as equipes policiais estarão a postos para promover mais segurança aos foliões, mas as orientações começam bem antes disso.
“A Polícia Militar tem a missão de promover a ordem pública e, mais do que isso, proporcionar à população mais segurança, garantindo seus direitos e orientando para o que devem e o que não devem fazer”, lembra o porta-voz da PMPR durante o Verão Maior Paraná, capitão Rafael Risoni.
*RESIDÊNCIA – * Durante o feriado de Carnaval as pessoas aproveitam para viajar a lazer, mas para que o passeio seja tranquilo e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário tomar algumas medidas de segurança. Neste período, a Polícia Militar do Paraná está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado, além do trabalho rotineiro já feito diariamente nos municípios, mas alerta a população que algumas atitudes podem fazer a diferença na segurança da família e da residência. As orientações visam reduzir as possibilidades de ações criminosas.
“Antes de viajar, é importante verificar se a residência está devidamente trancada, como as portas e janelas, se não tem objetos de valor do lado externo do imóvel e, mais importante, conversar com vizinhos e parentes para que possam também auxiliar na segurança, deixando um telefone de contato caso necessário”, explica o capitão Risoni.
*NA ESTRADA -* Ao pegar a estrada, o motorista deve estar atento ao fluxo de veículos que fica maior nesta época e ter paciência no percurso, fazendo uma viajem tranquila. Além disso, é importante ter a manutenção do carro em dia.
“As condições do veículo são fundamentais para que o condutor não tenha surpresas no caminho. Além disso, é sempre importante reforçar que álcool e direção não combinam, assim como o excesso de velocidade. O motorista é responsável pela própria segurança nas rodovias e também pelos demais usuários”, ressalta.
NA FOLIA – E para quem vai curtir o Carnaval na avenida, seguindo os trios elétricos ou aproveitando os shows nas orlas da praia, as principais dicas são: não exagerar e respeitar o próximo, assim como respeitar as forças de segurança que estarão presentes.
“O respeito ao próximo é o principal fator para que tenhamos um feriado com diversão aos foliões e segurança. Outra dica importante é de tomar cuidado com os pertences, mantendo bolsas próximas ao corpo, assim como carteiras e celulares, dificultando qualquer ação delituosa”, completa o porta-voz da PMPR.
O capitão Rafael Risoni lembra ainda do cuidado que pais ou responsáveis devem ter com as crianças que vão participar das festas do Carnaval. “A pulseirinha é entregue por todas as equipes policiais presentes nos eventos e é um grande aliado caso alguma criança se perca dos pais ou responsáveis durante a diversão. Ela é gratuita e pode fazer com que a folia não se torne uma preocupação para as pessoas”.
190 – Em caso de emergências, a PM está disponível para a população por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR. “A PM está à disposição da população 24 horas por dia, cumprindo seu papel de policiamento preventivo, mas pedimos esta pequena colaboração do cidadão com atitudes básicas do dia a dia e que fazem a diferença, principalmente em períodos de feriados prolongados como neste caso”, finaliza o capitão Rafael Risoni.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, como atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O reforço de policiamento nesses locais continua até o fim do Carnaval.