Um caso inusitado foi registrado aqui em Curitiba nesta segunda-feira (03). Uma adolescente e uma jovem foram presas após praticarem furtos em um shopping no bairro Portão, em Curitiba. Segundo informações da Polícia Militar, as duas além de praticarem os furtos, ainda publicavam os “ganhos” dos crimes no Twitter através de códigos. Os códigos até então eram secretos usados por marginais para se vangloriar na rede social, após cometerem os furtos. No caso desta segunda-feira, a dupla foi flagrada cometendo furto em três lojas diferentes. As duas marginais relataram que receberam um app anônimo para fazer o desafio de quem conseguia furtar mais e depois publicar tudo no Twitter o quanto conseguiram. A adolescente foi encaminhada para a Delegacia do Adolescente. A jovem de 18 anos foi presa e conduzida para a Central de Flagrantes à disposição da Justiça.
De acordo com a Polícia Militar, mais jovens podem estar participando de tais “desafios”. A Polícia Civil deve investigar o caso. A recomendação é de que pais de adolescentes e jovens fiquem atentos. Em abril de 2022, a colunista Lidia Zuin em uma matéria para o UOL detalhou esses códigos utilizados para marcar quem está fazendo os furtos.
Diversas hashtags marcam os furtos como códigos. Uma pesquisa rápida mostra diariamente tweets de pessoas que estariam envolvidas em crimes, se vangloriando de suas “compras”. Em determinado post, a pessoa mostra o que ela furtou, e o caso do crime sendo passado na TV, e debocha. O “desafio” é internacional e pode-se encontrar tweets em diversas línguas mostrando os itens que seriam furtados.