domingo, 29 junho, 2025
Plantão 190
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
  • Home
  • Plantão Cultural
  • Plantão Gastronômico
  • Plantão Jurídico
  • Plantão Pet
  • Plantão Tech
No Result
View All Result
Plantão 190
No Result
View All Result
Home Notícias

10 unidades de saúde de Curitiba têm horário estendido até as 20h para vacinação

by Jéssica Frigério
12 de abril de 2023
in Notícias, Plantão 190
0
10 unidades de saúde de Curitiba têm horário estendido até as 20h para vacinação

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta próxima semana, de segunda (10/4) a sexta-feira (14/4), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até as 20h o horário de vacinação em dez unidades de saúde (uma em cada distrito sanitário do município). Fechando a semana, no sábado (15/4), a SMS fará o primeiro dia D de vacinação de 2023, das 9h às 17h, também em dez unidades.

Fazem parte da ação do horário estendido durante a semana as seguintes unidades de saúde: Monteiro Lobato, Aurora, Mãe Curitibana, Santa Amélia, Campo Alegre, Bairro Novo, Visitação, Santa Felicidade, Bacacheri, Iracema.

Para o dia D, no sábado, participam as mesmas unidades, com exceção da unidade Santa Felicidade, que será substituída pela unidade Pinheiros. Os endereços estão abaixo ou no site Imuniza Já Curitiba.

O objetivo é oportunizar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a sua situação vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina (veja mais detalhes a seguir).

Além dos horários especiais de vacinação na próxima semana e do dia D, a SMS permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento das 107 unidades de saúde (veja mais detalhes no site Imuniza Já Curitiba).

“Esperamos especial atenção das famílias a esse momento. Quem ama, vacina”, convoca a secretária municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Segundo a secretária, é necessário melhorar a adesão à vacina anticovid no esquema básico das crianças e pelo público convocado para o reforço bivalente (veja mais detalhes abaixo). “Além disso, temos que ter especial atenção dos públicos convocados para a vacinação contra a gripe, uma doença que mata e que acomete muitos curitibanos todos os anos”, diz Beatriz.

Vacinas de rotina

Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Vacina BCG

A vacina BCG será aplicada nas 10 unidades de saúde que abrem no Dia D (sábado).

Nas dez unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h, a aplicação deste imunizante será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (10/4) nas unidades Visitação e Aurora; terça-feira (11/4) na unidade Santa Felicidade; quarta-feira (12/4) nas unidades Campo Alegre e Bacacheri; quinta-feira (13/4) nas unidades Mãe Curitibana, Bairro Novo e Santa Amélia; e sexta-feira (14/4) nas unidades de saúde Monteiro Lobato e Iracema. O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

Vacina contra a gripe

A SMS recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.

Isso porque, historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde com a chegada do outono e inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.

O imunizante contra a gripe já está disponível em Curitiba, neste momento, para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e trabalhadores de saúde.

A partir de segunda-feira (10/4), a SMS amplia a convocação da vacinação contra a gripe para gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias); pessoas com comorbidades; profissionais da educação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas, de segurança e salvamento.

Vacina contra a covid-19

A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos já convocados.

Para bebês de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Crianças de cinco anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, devem tomar duas doses e dois reforços no total.

Para alguns públicos mais vulneráveis, o reforço é aplicado com a chamada vacina bivalente (que promete maior proteção por conter cepas mais atualizadas do vírus): pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias) com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais e trabalhadores de saúde.

A partir de segunda-feira (10/4), pessoas com comorbidades também passam a integrar esse grupo de convocados. 

Balanço

Em 2022, a SMS realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.

Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.

Unidades que participam da ação

– Horário estendido para vacinação (10 a 14/4, 8h às 20h)
– Dia D (15/4, 9h às 17h)

Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Santa Felicidade (apenas horário estendido na semana de 10 a 14/4)
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 11/4)

US Pinheiros (apenas dia D, no dia 15/4)
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 15/4)

Distrito Sanitário Boa Vista
US Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do CIC
US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1749 – Cidade Industrial
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do Portão
US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)  

Previous Post

Linhas Interbairros II e III terão pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

Next Post

Mulher é presa após matar a esposa grávida do ex-companheiro

Please login to join discussion
Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras Dinnebier Soluções Financeiras
Vargas Motopeças Vargas Motopeças Vargas Motopeças

Nasu Sushi Bar

Projectta Gestão Financeira

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.

No Result
View All Result

© 2023 Plantão 190 Agência de Notícias.