Reportagem da Revista Quatro Rodas informa que proprietários de veículos Nissan Kicks têm se queixado da quebra do eixo traseiro e da falta de garantia para realizar a troca da peça.
Uma consumidora de São Paulo reclama que apenas a peça veio em garantia, tendo que gastar R$ 3.000,00 com diversas despesas, inclusive a troca da peça. Ela foi orientada a procurar o Juizado Especial para obter o ressarcimento devido.
Um motorista de aplicativo afirmou que ele e dois outros colegas tiveram que arcar com todo o custo da troca, pois, do contrário, ficariam dias sem trabalhar, aguardando a análise da Nissan. Proprietários de oficinas também afirmam ter atendido situações de eixo traseiro trincado, onde os proprietários preferiram consertar diretamente, sem ter que discutir com a fábrica, pela demora em obter uma solução – e ficar sem veículo até lá.
A Nissan afirma que “o sistema de suspensão foi projetado e submetido a severos testes de durabilidade para atender às condições de uso do mercado brasileiro”, e que “componentes da suspensão podem sofrer danos decorrentes de impacto severo em situações muito específicas e incomuns de uso”.
A montadora orienta os clientes a efetuarem uma inspeção nas concessionárias, onde, caso seja necessário, o reparo será executado.
Não há informações de recall a respeito da trinca/quebra do eixo traseiro. A orientação aos proprietários que se sintam lesados é procurar a justiça.
POR WALBER PYDD, advogado especialista em trânsito da CWB MULTAS. Saiba mais clicando aqui.