A Guarda Municipal de Curitiba realizou nesta quinta-feira (11/5) uma nova etapa da operação Metal Nobre, abrangendo todas as dez regionais da cidade de forma simultânea. Essa ação teve como objetivo principal fiscalizar estabelecimentos comerciais que atuam na compra e venda de materiais recicláveis.
Entre as apreensões, foram localizados uma arma de fogo falsa, 78 pedras de crack, oito embalagens com cocaína e três invólucros de maconha. Em um dos estabelecimentos, na CIC, uma mulher com mandado de prisão em aberto foi presa.
Ao todo, 46 locais foram vistoriados. Foram emitidas ainda 44 notificações, seis multas e três estabelecimentos acabaram embargados.
Operação Integrada
Em uma ação conjunta e integrada, equipes dos núcleos regionais da Guarda Municipal, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, Meio Ambiente e da Saúde, representantes da Secretaria Municipal da Educação, das Administrações Regionais, de empresas de telefonia e policiais civis uniram esforços para fiscalizar os estabelecimentos comerciais dedicados ao comércio de recicláveis.
O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, explicou que a coordenação simultânea das ações tinha como objetivo surpreender os estabelecimentos e flagrar qualquer tipo de atividade ilícita. Ele ressaltou o apoio dos demais órgãos envolvidos e da Polícia Civil, especialmente nos pontos considerados mais críticos, o que contribuiu para o êxito da operação.
“A operação Metal Nobre visa não apenas combater o comércio ilegal de materiais recicláveis, mas também coibir a receptação de produtos roubados, promovendo a segurança da população e a preservação do patrimônio público”, afirmou o comandante.
Cerca de 70 agentes de segurança e 35 viaturas participaram da ação que contou ainda com mais 28 servidores da Prefeitura de Curitiba.