A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está realizando uma série de operações de saturação em diversos bairros de Curitiba. As ações, deflagradas desde janeiro deste ano, já resultaram em 79 prisões.
Dentre as capturas, estão 53 mandados de prisão cumpridos e 26 prisões em flagrante por crimes como tráfico de drogas e homicídio. Os dados são contabilizados do dia 1 de janeiro até o dia 18 de maio.
O objetivo da ação é a presença constante dos policiais nos locais, visando diminuir o índice de homicídios e a aproximação da PCPR à população dos bairros, que sofre com os crimes, provenientes, principalmente, do tráfico de drogas.
“Essas ações servem ainda para informarmos a população sobre os serviços de denúncia, buscarmos informações complementares que auxiliem inquéritos policiais em andamento e realizar ações contra tráfico de drogas relacionados aos homicídios e, consequentemente, prender homicidas que estejam foragidos”, afirma a delegada da PCPR Camila Ceconello.
Na quarta-feira (17), a PCPR cumpriu três mandados de prisão em desfavor de três homens. Dois indivíduos, de 32 e 39 anos, foram capturados por roubo.
MAIOR COMPLEXIDADE- Durante as ações de saturação, a Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade da PCPR visa dar ainda cumprimento a mandados de prisão relacionados a inquéritos que estão em andamento, de alvos de homicídio e crimes relacionados.
“O intuito é cumprir essas prisões e tirar de circulação indivíduos que estejam foragidos”, completa a delegada.
Dentre os capturados, estão um foragido por latrocínio ocorrido em 2001 e um segundo homem preso por um homicídio ocorrido em 1995.
DENÚNCIAS- A PCPR também conta com o auxílio dos moradores dos bairros em que irão ocorrer as ações, com informações ou denúncias que auxiliem no trabalho dos policiais.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 181, do Disque-Denúncia, 197, da PCPR ou pelo telefone 0800 643 1121, diretamente à equipe de investigação.