O baterista Will Whitney, que está acompanhando Lana Del Rey durante as apresentações no Brasil para o MITA Festival, gerou polêmica nas redes sociais ao ter seu celular roubado durante sua passagem pelo Rio de Janeiro. Indignado com o ocorrido, o músico publicou um desabafo em suas redes sociais, direcionando sua revolta não apenas ao assalto, mas também a todo o país, afirmando que os brasileiros “não merecem música ao vivo”. No entanto, na tarde desta quarta-feira (31/5), Whitney decidiu desativar sua conta no Instagram, após desativar a possibilidade de comentários em suas fotos.
Em seu post, ele escreveu: “Acabei de ter o meu iPhone roubado da minha mão por um pedaço de merda numa moto. Foda-se esse país inteiro. Eles não merecem música ao vivo. Mal posso esperar para ir para casa.”
Além do post, a biografia de Will Whitney no Instagram exibia a frase: “Relutantemente em: São Paulo”, referindo-se ao local onde será realizado o próximo show de Lana Del Rey, também pelo MITA Festival.
Lana Del Rey, conhecida pelo sucesso “Summertime Sadness”, está no país como a atração principal do festival, que acontecerá nas duas metrópoles brasileiras mencionadas, nos dias 3 e 4 de junho.
Mesmo após o baterista ter optado por desativar os comentários em sua postagem sobre o roubo, diversos brasileiros aproveitaram outras publicações do músico para expressar suas opiniões sobre a situação. Um internauta comentou: “Xenofóbico. RESPEITO AO BRASIL!”, e várias outras opiniões semelhantes foram compartilhadas.
Diante da grande repercussão e críticas recebidas, Will Whitney fez uma nova postagem pedindo desculpas:
“Eu gostaria de pedir desculpas pelo meu post sobre ser assaltado no Rio. A experiência realmente me abalou e escrevi um post no auge das minhas emoções. Eu sei que poderia ter acontecido em qualquer lugar e generalizar sobre qualquer pessoa ou lugar geralmente é injusto para a maioria. Eu deveria saber melhor. Já estive no Brasil muitas vezes com vários artistas diferentes e sempre me diverti muito. As pessoas sempre foram gentis comigo. O show no Rio foi incrível e os fãs são os mais apaixonados (e barulhentos) do mundo e ninguém merece música ao vivo mais do que o Brasil. A foto é dos ensaios da turnê que foi cancelada por causa do covid em fevereiro de 2020. Serve para lembrar o quão incrível é estar de volta em turnê com esse acampamento depois de tanto tempo longe e que o Brasil estava absolutamente certo lugar para o primeiro show da Lana em mais de 3 anos! Minhas sinceras desculpas a qualquer ofendido e ansioso por outro grande show em São Paulo!”.