Estudantes e famílias que precisarem do Histórico Escolar e Transferência de unidades públicas municipais de Curitiba não precisarão mais solicitar a documentação presencialmente nas secretarias das escolas.
Para facilitar e agilizar o acesso aos documentos, além de garantir mais segurança, o prefeito Rafael Greca determinou que as famílias tenham acesso a históricos e transferências de maneira eletrônica a partir de agora.
A solicitação desse tipo de documento estará disponível de maneira online, e a retirada será nos Núcleos Regionais da Educação (NREs) das dez regionais, conforme a localização da escola.
O histórico é necessário para matrículas em outras unidades e transferências de escola ou mudança de rede de ensino.
O Decreto número 1094, com as novas regras, foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 27/6.
“Nossa cidade educadora e inteligente dá mais um passo para facilitar o acesso do cidadão a diversos serviços, trazendo para a tela do computador ou do celular a possibilidade de obter este documento”, declarou o prefeito.
Os pedidos serão feitos diretamente no site da Secretaria Municipal da Educação. A solicitação online é permitida exclusivamente ao responsável legal indicado no cadastro do estudante ou por pessoa amparada pela legislação vigente.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esclarece que uma instrução normativa será expedida pela SME com os detalhes das atribuições de emissão e entrega dos documentos escolares.
O histórico online é mais uma inovação da rede municipal de ensino, como o cadastro para creches públicas. Desde 2019, a solicitação para vagas na educação infantil (de 0 a 3 anos) é feita exclusivamente online pelo site Cadastro Online.