Chegou a vez de cães e gatos do Cajuru receberem castração gratuita no mutirão de cirurgias da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. Os procedimentos são realizados em uma Unidade Móvel instalada temporariamente no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru).
O mutirão vai até 18 de agosto e os atendimentos são feitos obrigatoriamente por agendamento online. Podem receber o procedimento cães e gatos, machos e fêmeas, com idade entre 5 meses e 8 anos.
Os gatos são atendidos às 8h e os cães, às 10h ou 13h. São chamados por ordem de chegada.
Primeiro passo para a guarda responsável
O programa municipal de castração gratuita começou em 2017. Desde então, mais de 100,5 mil cães e gatos foram beneficiados. A castração é um procedimento simples e seguro, e fundamental para a saúde animal.
“A campanha tem o objetivo de realizar o controle populacional de cães e gatos no município e o procedimento previne doenças no aparelho reprodutor dos animais, como infecção de útero em fêmeas e tumores em machos. A castração é o primeiro passo para a guarda responsável e se as pessoas tiverem consciência da importância da cirurgia, o número de animais abandonados na rua diminui”, destaca a médica veterinária da Rede de Proteção Animal, Juliana Kravetz de Oliveira.
Cuidado comunitário
Para os donos da Banho e Tosa Beles, no Cajuru, José Fernandes Silva Oliveira Filho, 47 anos, e Gabriel Gonçalves, 24, o mutirão de castração é um evento importante para a saúde animal. Eles divulgaram o evento para os clientes e também levaram seus cãezinhos para a cirurgia.
“A gente divulga porque é essencial a participação de toda a comunidade, é muito importante porque protege não só os nossos animais, mas também os dos outros. Quando comentamos o pessoal fica muito animado, principalmente por ser gratuito”, diz Fernandes.
A autônoma Valmira dos Anjos Campos, de 51 anos, moradora do Cajuru, levou Bob, de 4 anos, adotado há 4 meses, no primeiro dia de castração e elogiou a facilidade de agendamento e a relevância do mutirão. “É um evento muito importante, aqui no bairro tem muitos cachorros morando na rua, todos deviam tomar consciência e aproveitar que é gratuito e trazer seu bichinho”, comenta Valmira.