A Receita Federal apreendeu na manhã desta sexta-feira (18), no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá/PR, 55 kg de cocaína.
Os tabletes da droga foram encontrados de uma carga de móveis que teria como destino o Porto de Durban, na África do Sul.
O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Durante a fiscalização foi utilizado o cão de faro da Receita Federal, que identificou a presença de cocaína no contêiner.
Com a apreensão de hoje, já são 462 kg de cocaína apreendidos por servidores da Receita Federal, em 14 apreensões realizadas em 2023, no porto paranaense.
As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.
A Receita Federal atua no controle aduaneiro sobre cargas e veículos vindos do exterior ou a ele destinados com o objetivo de facilitar o comércio internacional e manter a segurança das operações lícitas.