O Banco Municipal de Ração, programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entregou, nesta segunda-feira (23/10), 760 quilos de alimento para cães de protetoras independentes e de famílias atingidas pelas enchentes na Vila 29 de Outubro, na Caximba, na segunda semana do mês de outubro.
O levantamento das famílias e das protetoras que vão receber as rações para os pets foi feito em um trabalho integrado entre a Rede de Proteção Animal, Escritório Local da Caximba (ELO) da Cohab, Administração Regional Tatuquara, Fundação de Ação Social (FAS) com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caximba e o Núcleo Regional Tatuquara da Defesa Civil.
“Nesta segunda-feira entregamos 240 quilos de ração para protetoras independentes e 20 quilos para a primeira família indicada pela Defesa Civil do Tatuquara. Os outros 500 quilos serão distribuídos ao longo desta semana entre as famílias que têm cachorros e que foram atingidas pelos alagamentos”, explicou Edson Evaristo, diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Ajuda bem-vinda
A família de Oséias Aparecido de Souza foi uma das desabrigadas e teve que ir para a Escola Municipal Joana Raksa. Ele mora na Vila 29 de Outubro e sua casa foi invadida pelas águas das cavas que subiram com as fortes chuvas.
“Essa ração vai ajudar bastante. Nós não conseguimos comprar ração para os cachorros, damos o resto de comida mesmo. Esses cachorros só faltam conversar comigo”, disse Souza ao apontar o Bidu e a Gamora, que ficaram com um saco de 20 quilos de ração. Na casa dele moram a esposa e mais 6 filhos. A água chegou a subir mais de um metro dentro da residência.
A protetora de cães Luciane Belegante Máximo de Jesus Santos recebeu 80 quilos de ração. Ela e a filha cuidam de 50 cães. “Todos são castrados e vacinados. Nós fazemos feiras de doação para encontrarmos novos donos para os cães”, disse Luciane, que também mora na Vila 29 de Outubro.
Banco de Ração
O Banco Municipal de Ração, programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já destinou mais de 156 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados das ruas da cidade, garantindo aproximadamente 600 mil refeições. O programa incentiva e auxilia no trabalho de ONGs e protetores de animais, e todo mundo pode doar, desde pessoas físicas a empresas.
Criado em 2019, o Banco de Ração da Rede de Proteção Animal de Curitiba faz a gestão, armazenamento, divisão e distribuição das doações recebidas, que são encaminhadas para os protetores independentes e ONGs cadastradas na rede, além de pessoas em vulnerabilidade social com animais, de acordo com a demanda.
Área de Preservação Ambiental (APA)
A Vila 29 de Outubro, onde foram entregues as rações nesta segunda-feira (23/10), é uma área de ocupação irregular onde a Prefeitura de Curitiba está desenvolvendo o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). O objetivo do projeto é recuperar a Área de Preservação Ambiental (APA) localizada no encontro das bacias dos rios Iguaçu e Barigui, proporcionando habitações dignas e uma melhor qualidade de vida para a comunidade, composta por 1.693 famílias.
A Prefeitura de Curitiba também está com um chamamento público aberto específico para contratação de uma empresa que vai cuidar dos cães e gatos das famílias em vulnerabilidade que moram Vila 29 de Outubro, na Caximba. O edital prevê investimentos de R$ 798 mil para as ações.