Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Civil do Estado do Paraná, através da Delegacia de Colombo deflagrou a “Operação Consignados” que tinha por objetivo dar cumprimento a ordens judiciais expedidas em desfavor de uma organização criminosa especializada na prática de Estelionato contra Idosos.
A investigação inicial perdurou por aproximadamente três meses e teve início com a prisão em flagrante de um casal que tentava, mediante apresentação de documento falso, contrair empréstimo consignado em nome de terceiros, na cidade de Colombo. Através de diligências subsequentes, foi possível identificar a existência de uma estrutura criminosa composta por ao menos nove indivíduos que se associaram para a prática de estelionato, cujas vítimas seriam pessoas idosas.
O grupo criminoso arrecadava informações de pessoas idosas que procuravam crédito em instituição financeira pertencente a um dos envolvidos no ilícito. Em posse das informações, produziam documentos falsificados e requisitavam cartões bancários, que eram entregues em endereços falsos sob controle do grupo criminoso. Somente em relação a uma vítima apurou-se a existência de prejuízo superior a R$ 60.000,00.
Ainda, a investigação apontou para participação e suposta liderança exercida por Advogado, que dava ordens aos demais integrantes, recebia prestações de contas sobre as fraudes e depósitos de valores provenientes do ilícito.
A autoridade judiciária expediu 10 (dez) mandados de busca e apreensão para imóveis residenciais e comerciais que foram cumpridos nas cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, e Mandado de Busca e Apreensão que foi cumprido no escritório do causídico.
Além da prisão do investigado, ocorreu a apreensão de documentos de identidade e comprovantes de endereços falsificados, documentos e cartões bancários em nome de potenciais vítimas dos golpes, dispositivos eletrônicos e informáticos e outras documentações de interesse da investigação criminal.
Durante a ação participaram policiais civis da Delegacia de Colombo/Alto Maracanã, São José dos Pinhais, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Piraquara, Pinhais, Fazenda Rio Grande e Corregedoria da Polícia Civil.