Devido às altas temperaturas registradas em Curitiba recentemente e com a proximidade do verão, a Prefeitura de Curitiba alerta a população que é proibido nadar e pescar nos lagos dos parques e bosques da cidade.
“Com essas ondas muito fortes de calor, acabamos encontrando algumas pessoas nadando nos nossos lagos. Esse tipo de prática pode levar até ao óbito, por isso a proibição. Os nossos parques também são Unidades de Conservação, então são protegidos pela legislação”, explica a gerente de Manutenção dos Parques e Áreas Verdes, Walquiria Pizatto.
A proibição é indicada e reforçada pelas placas presentes em todos os parques e bosques de Curitiba.
A gerente afirma que, por não serem espaços próprios para nadar, os lagos não têm estrutura para as atividades aquáticas. Além disso, completa Walquiria, esses espaços também não contam com acompanhamento profissional ou um salva-vidas, o que torna essa prática muito perigosa.
Cavas
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Nelson Ribeiro, alerta os pais e responsáveis para ficarem atentos com as crianças e adolescentes, evitando acidentes também nas cavas. “O alerta vale para todo mundo, mesmo para quem se considera um nadador experiente”, afirma ele.
O coordenador também informa que, em hipótese alguma, deve-se tentar saltar na água. “São inúmeros os obstáculos não previstos e choques que podem ser provocados pelo impacto e acarretar sérias lesões físicas. O desconhecimento sobre o terreno e sobre o que se pode encontrar no fundo da cava, como pedras e galhos, pode acabar em afogamento ou ferimentos”, completa.
Em caso de afogamentos e emergências, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Quem flagrar pessoas nadando ou pescando nos lagos dos parques e bosques pode acionar a Guarda Municipal, diretamente pelo telefone 153 ou através da Central 156.