A Rua Maestro Francisco Antonello, na divisa entre o Capão Raso e a Vila Fanny, passará por obra para requalificação do asfalto a partir da segunda-feira (4/3). A reciclagem do pavimento será em 2.130 metros entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos.
Para a execução dos trabalhos haverá bloqueio total da rua durante o dia, com acesso restrito a moradores. As linhas de ônibus 561-Guilhermina, 621-Fanny, 663-V.Cubas e 689-Mad.São Pedro/Rio Negro, que circulam pela via, terão desvios .
O trânsito será liberado no fim da tarde somente para moradores, porém com restrições de velocidade, por conta dos desníveis na pista. O serviço de reciclagem será executado em quatro etapas de 500 metros cada, sendo assim, os desvios também serão efetuados em partes conforme avanço da obra.
Funcionários da construtora Castilho, vencedora da licitação, farão os bloqueios e a sinalização no local. Agentes de trânsito da Setran farão o monitoramento do trânsito na região.
O bloqueio acontecerá durante o período de obra, previsto para acontecer em 60 dias, dependendo das condições climáticas.
A Rua Maestro Francisco Antonello está sendo preparada para formar com a Rua Vicente de Castro o novo binário na região. O objetivo das obras é dar suporte ao tráfego da Avenida Brasília, por onde vai circular o Novo Inter 2.
As informações sobre os impactos das obras foram apresentadas aos moradores da região durante reunião pública realizada em outubro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Escada, no Novo Mundo, na área de influência da obra. Detalhes sobre a interdição da Rua Maestro Francisco Antonello também foram repassados aos moradores pela equipe da Administração Regional Boqueirão.
Lote 2 do Inter 2
A intervenção na Rua Maestro Francisco Antonello integra o Lote 2, Pacote 2 do Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2, que visa à evolução da Rede Integrada de Transporte da cidade a partir da melhoria da infraestrutura viária.
As intervenções do Lote 2 vão promover a readequação viária de mais de 5,7 mil metros nos bairros Xaxim e Capão Raso. O programa é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de contrapartidas do município
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc).
O Projeto Inter 2 vai promover melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II.