Os cinco caminhões-pipa que deixaram Curitiba e o interior do Paraná, na última terça-feira (7/5), já estão ajudando a abastecer com água moradores, hospitais, postos de saúde e outros espaços públicos de Porto Alegre (RS). A iniciativa do envio dos veículos, para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, foi uma articulação conjunta da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e da Sanepar.
Os cinco caminhões estão sendo conduzidos pelos motoristas Alex Sandro da Silva, Marcelo José Rodrigues da Rosa, Elizelton José de Souza, Anderson Francisco Bayeri e Gilson Luiz Tobias Júnior. Eles ficarão 10 dias na capital gaúcha e estão sendo muito bem recebidos pela população.
“São verdadeiros heróis, os nossos valorosos cinco motoristas, que deixaram suas famílias e cidades no Paraná para ajudar a reduzir o flagelo de nossos irmãos gaúchos, que estão extremamente felizes com a dedicação desses motoristas”, afirma o prefeito Rafael Greca, que articulou a mobilização para o envio dos caminhões-pipa e teve o apoio imediato do governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
“Não posso deixar de enaltecer nosso governador em exercício do Paraná, Darci Piana, que tem sido incansável em unir todo o estado para apoiar a população do Rio Grande do Sul neste momento tão difícil”, acrescenta Greca.
Calcula-se que pelo menos 600 mil pessoas estejam sem água potável nos bairros da capital gaúcha, que sofre com a cheia do Rio Guaíba.
Entre os locais em Porto Alegre abastecidos com água pelos caminhões-pipa do Paraná nesta quarta-feira (8/5), estão o Hospital Femina, no bairro Rio Branco, e a UBS Costa e Silva, no bairro Rubem Berta.
Campanha Solidária
Além do envio dos caminhões-pipa, Curitiba está mobilizada em prol da população gaúcha através da Campanha Solidária da Prefeitura de Curitiba, que pede que os curitibanos se solidarizem doando principalmente água, além de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza, apontados pela Defesa Civil gaúcha como os produtos de maior necessidade.
As doações podem ser feitas em 439 pontos de coleta localizados em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania e unidades da Fundação de Ação Social (FAS), secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) e Casa da Mulher Brasileira.
A iniciativa privada também faz parte desse grande esforço. Entre as empresas e instituições que se tornaram pontos de arrecadação de donativos estão as redes de supermercados Festval, Condor, Tissi, Stall, Zamprogna, Companhia do Alimento e o Fri´s Mercado Day by Day.
E, ainda, o ParkShoppingBarigüi, Shopping Pátio Batel, Shopping Palladium, Ventura Shopping, Jockey Plaza Shopping, Câmara Municipal de Curitiba, Colégio Positivo, Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, Primeira Igreja Batista de Curitiba, Comunidade Alcance de Curitiba, Comunidade Cristã de Curitiba, Igreja Batista Shalon e a Comunhão Cristã Abba.
A campanha tem ainda o apoio do Rotary Clube de Curitiba e da empresa Landis+Gyr, que atua na área de gerenciamento de energia, que farão doações. O Clube Athletico Paranaense e a Fundação Club Athletico Paranaense também apoiam a ação e mobilizaram seus torcedores para doação de donativos, no último domingo (5/5), no jogo contra o Vasco.