As equipes enviadas pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) para a apoio ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e população rio-grandense, seguem atuando nas ações de segurança pública e manutenção da ordem em solo gaúcho.
Na manhã da última segunda-feira (7), a PMPR enviou mais 32 militares estaduais, além de três militares do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), para apoiarem as ações de segurança pública e manutenção da ordem no RS. Esse efetivo foi colocado à disposição da Brigada Militar (BMRS), sendo o segundo envio de tropas realizado pela Polícia Militar paranaense ao Rio Grande do Sul, diante da calamidade pública que acometeu o estado.
O efetivo integra o Comando de Missões Especiais (CME) da PMPR e se soma ainda aos inúmeros voluntários civis e militares que já atuam nas cidades gaúchas, reunindo policiais militares de diversos batalhões especializados da corporação, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON); Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE); Batalhão de Polícia de Rondas de Natureza Especial (BPRONE), além do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).
Desta vez, as forças estão sendo aplicadas com o objetivo primordial de garantir a segurança e a integridade física da população local, voluntários e agentes que atuam nas operações resgate e acolhimento de sobreviventes. A atuação da PMPR visa coibir ações criminosas como furtos, roubos, crimes contra a vida e o patrimônio, de modo geral.
O Comandante do CME, Coronel Anderson Puglia, ressaltou a importância da colaboração e da soma de esforços diante de um contexto tão dramático para a população. “A Polícia Militar do Paraná reafirma, através desta ação, seu compromisso de solidariedade e cooperação com as demais unidades federativas, reafirmando sua dedicação em momentos críticos para assegurar a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou o Comandante.
Além disso, os policiais militares do Paraná têm se mobilizado, por todo o estado, somando esforços na arrecadação de donativos, além das ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).