Nesta sexta-feira (24/5), os Jornalistas Mirins de Curitiba puderam entrevistar dois jornalistas curitibanos dentro do VI Encontro de Jornalistas Mirins. O grupo foi formado por 300 crianças, de idades entre 8 e 10 anos, de dez escolas municipais de Curitiba. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o programa Jornalistas Mirins é realizado há 23 anos e estimula o desenvolvimento de jornais escolares por estudantes da rede municipal, possibilitando o contato entre os jovens e a comunidade em geral.
Na iniciativa desta sexta-feira (24/5), foram entrevistados Daniel Castellano, fotojornalista da Secretaria Municipal de Comunicação Social, e Shaiene Ramão, jornalista da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
“Eu estou gostando muito de participar do projeto até agora, e a oportunidade de entrevistar esses jornalistas é bem legal. Até pesquisei mais sobre eles, e adoro as fotos do Daniel”, conta a jornalista mirim de 10 anos, Kamille dos Santos, da Escola Municipal Paulo Freire.
A atividade integrou o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio no Parque Barigui.
Sonho profissional
Muitas das crianças no encontro têm a ambição de serem jornalistas no futuro, então essa foi uma oportunidade de conversar com pessoas que já estão realizando esse sonho. Esse foi o caso das jornalistas mirins Laura de Lara e Salissa Nadal, da Escola Municipal José Lamartine Correa de Oliveira Lyra.
“Ser uma jornalista mirim está sendo muito legal, tanto que penso em ser jornalista também no futuro”, diz Laura. “Eu gosto de conversar e ouvir as pessoas, então essa pode ser uma boa profissão”, completa Salissa.
Elas também contam como vêm sendo as experiências do programa da Prefeitura até agora. “Nós gostamos muito de entrevistar as pessoas da nossa escola, e depois contar para todo mundo. Estou ansiosa para fazer isso mais vezes”, afirma Salissa.
Profissão desafiadora
Durante o encontro, Daniel Castellano e Shaiene Ramão responderam perguntas feitas pelos próprios estudantes a respeito do cotidiano e dos desafios da profissão de jornalistas, além de falar sobre as suas trajetórias profissionais.
“É um trabalho muito emocionante, você tem que estar sempre pronto para mudanças. Para aqueles que pensam em seguir nessa área, saibam que o começo é sempre mais difícil, mas vai dar certo se você acreditar”, relata Shaiene.
Daniel também falou do começo de sua carreira na fotografia, e como ainda tem a mesma paixão pela profissão. “Quando eu estava começando, eu olhava as fotografias de outros repórteres e ficava obcecado em saber como eles sempre captavam o momento certo. Fui me interessando cada vez mais e sou assim até hoje. Nessa semana mesmo, vi como a lua estava bonita durante uma madrugada e saí de casa para fotografar, não podia perder a chance”, conta o fotojornalista.
Congresso de Cidades Educadoras
O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras aconteceu de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui, sediado de maneira inédita na capital do Paraná.
O evento contou com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Participaram, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estavam São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).
O evento foi realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.