Durante patrulhamento no bairro Alto Tarumã, em Pinhais, na madrugada desta quinta-feira (30), uma equipe policial de RONE, foi informada pelo Centro de Operações (COPOM) de que um indivíduo conhecido pelo apelido de “Rato” havia discutido com outra pessoa e sacado uma pistola na Travessa 6. Após coletar informações, os policiais se dirigiram à Rua Joaquim Cordeiro de Oliveira, onde o indivíduo era frequentemente visto e possivelmente residia.
No local, os agentes avistaram um casal que aparentava estar nervoso e caminhava rapidamente após perceber a presença da RONE. Diante disso, foi dada a ordem de abordagem, inicialmente ignorada pelo casal. Os policiais, então, seguiram e conseguiram abordá-los. Durante a revista pessoal no homem, foi encontrada uma quantidade de maconha, pesando aproximadamente 220 gramas. A mulher afirmou desconhecer que seu companheiro portava drogas e informou morar com ele na mesma via.
Após a prisão do suspeito e a leitura de seus direitos constitucionais, ele confirmou ser conhecido como “Rato” e negou possuir armas de fogo. Questionado sobre a droga em sua posse, afirmou que seria para entrega a uma terceira pessoa não identificada. O detido revelou ter mais drogas em sua casa e autorizou a busca domiciliar.
A companheira do criminoso, que serviu como testemunha, declarou desconhecer a existência de mais drogas na residência. Na busca realizada na casa, foi localizada uma caixa contendo 18 quilos e 883 gramas de maconha, três balanças de precisão e uma sacola com R$ 325 em espécie. O homem assumiu a responsabilidade pelo material apreendido, reiterando que sua companheira não estava envolvida em suas atividades criminosas.
Após a constatação do ilícito, o detido foi conduzido à delegacia de Pinhais para as devidas providências, enquanto a mulher permaneceu no local como testemunha, alegando desconhecimento sobre as drogas.