A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens durante uma ação de combate aos maus-tratos praticados contra os animais. As capturas aconteceram nesta quarta-feira (16) em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
As diligências tiveram início depois que denúncias anônimas relataram a presença de animais silvestres engaiolados na região.
Um homem, de 53 anos, foi autuado em flagrante por falsificar anilha de pássaro silvestre. Com ele, foram apreendidos dois canário-da-terra, um sabiá-preto, um pixoxó, um azulão e um curió.
Outro indivíduo, de 25 anos, foi preso por manter pássaros silvestres em cativeiro sem a devida documentação. No local, havia cinco azulões, que foram apreendidos.
Ainda, durante a ação, uma mulher, de 31 anos, foi conduzida até a delegacia por manter 18 aves em cativeiro. No local, os policiais civis encontraram três azulões, dois trinca-ferros, um sabiá, um sabiá-preto, quatro curiós, seis pintassilgos e um coleirinha. A mulher assinou um Termo Circunstanciado e as aves, gaiolas e alimentos foram apreendidos.
“A operação, denominada ‘Azulão’, teve como objetivo combater o crime de maus-tratos contra as aves. A PCPR está atenta para casos de cativeiro e de tráfico de pássaros silvestres. O lugar dessas aves é a natureza”, disse o delegado da PCPR Mário Sergio Bradock.
Os dois presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população no combate a crimes praticados contra animais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque Denúncia.
A PCPR também disponibiliza uma página para registro de boletim de ocorrência online sobre casos de maus-tratos a animais. Basta acessar o link.
Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.