Equipes da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba fizeram uma ação de orientação sobre guarda responsável de animais, na manhã desta sexta-feira (12/12), na comunidade Britanite, no Tatuquara. A atividade faz parte da campanha nacional de conscientização Dezembro Verde. A campanha é feita no último mês do ano em várias cidades e tem como foco o combate ao abandono e aos maus-tratos contra os animais.
Ao todo, 59 pets, entre cães e gatos, passaram por avaliação médica veterinária, com foco preventivo e em saúde única. De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, todos os animais receberam principalmente antiparasitários devido a relatos da presença excessiva de pulgas e carrapatos na região.
“Os animais foram também vacinados e os responsáveis orientados sobre inscrições no Programa Municipal de Castração Gratuita de Cães e Gatos da Prefeitura, que está com dois mutirões disponíveis na Regional Tatuquara”, explicou Evaristo.
As ações casa a casa contaram ainda com a participação da equipe de fiscais, numa abordagem essencialmente orientativa sobre guarda responsável de animais e combate ao abandono. Os moradores receberam informações gerais e material gráfico para adultos e crianças.
A programação faz parte das ações do Dezembro Verde, instituído em Curitiba pela Lei Municipal 15309/2018.
Orientações para crianças
Neste mês, com ênfase pela campanha Dezembro Verde, mais de 550 crianças também foram sensibilizadas nas ações que ocorreram nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Independência, CMEI estrela, CMEI Prefeito Ivo Arzua pereira, CMEI Jardim Alegre, CMEI Vó Nazareth e CMEI Estação Barigui com a presença do cachorro mascote Amendoim e dos integrantes da Família Folhas Fifo e Folheco.
Também foi feita uma visita guiada no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) feito pela pela Escola Municipal Itacelina Bittencourt.
Além disso, durante dezembro, a Prefeitura de Curitiba disponibilizou oito grandes mutirões de castração gratuita de cães e gatos pelos bairros da cidade.
População pode ajudar
Os fiscais informaram aos moradores, também, que quando souberem de que residências têm os animais soltos nas ruas, é possível fazer a denúncia sigilosa, via Central 156.