A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, de 25 e 36 anos, pelo crime de furto qualificado de cabos telefônicos. As capturas aconteceram na tarde desta quarta-feira (15), no bairro Tatuquara, em Curitiba.
Os suspeitos foram flagrados se passando por técnicos de empresas de telefonia. Eles utilizavam uniformes, cones de sinalização, um veículo com adesivos de uma prestadora de serviços de telecomunicações e equipamentos para simular um serviço legítimo.
A abordagem ocorreu após um policial da PCPR notar irregularidades no uniforme e na movimentação dos suspeitos, levando a informação à autoridade policial. No local, os homens não apresentaram crachás de identificação ou ordem de serviço que justificassem a atividade.
O delegado da PCPR Fabiano Oliveira relata que, durante a inspeção, foi constatado que cabos telefônicos já estavam cortados e separados para retirada. Além do veículo, os policiais apreenderam um guincho elétrico, um minigerador, uma serra elétrica, escadas e outros equipamentos usados no crime.
“Os dois homens foram conduzidos a delegacia, onde se verificou que ambos haviam sido presos na semana anterior, no município de Lapa, pelo mesmo tipo de crime”, explica.
Os materiais apreendidos foram colocados à disposição da Justiça e os suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A PCPR reforça a importância da população auxiliar nas investigações contra furtos de fios de cobre.
Caso o cidadão identifique que, próximo à residência ou trabalho, está acontecendo furto ou receptação de fios de cobre, deve denunciar. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 197 da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.
Orientamos que o cidadão tire fotos do local e anote o endereço, imagens de veículos e pessoas suspeitas também auxiliam na identificação dos criminosos. A atuação da população auxilia diretamente na repressão deste tipo de ação criminosa.